Olá! Minha mãe tem 64 anos e tem problemas com bebidas alcoólicas, ela não ingere bebidas diariamente,

4 respostas
Olá! Minha mãe tem 64 anos e tem problemas com bebidas alcoólicas, ela não ingere bebidas diariamente, mas pelo menos umas 3 à 4 vezes por semana. Ela não aceita a dependência, e não sei como faço para ajudá-la. Podem me ajudar?
Olá, acho que um dos grandes conflitos que você vai enfrentar, é fazer ela perceber que necessita de ajuda. Normalmente, o dependente químico não tem a percepção dos prejuízos que estão lhe causando, mesmo porque, a dependência em si é uma foma de esquivar dos problemas e tentar aliviar o sofrimento.Tente observar os comportamentos dela, e num momento oportuno, fala sobre o significado da sua existência e da saúde. Agindo dessa forma ela pode ter a percepção de que realmente precisa de ajuda.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Antes de mais nada é interessante definirmos dependência química como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância. É necessário observar quais alterações comportamentais a dependência provoca na sua mãe e o quanto isso afeta a vida dela.
Seria interessante a ida dela à um psicoterapeuta, com o intuito de investigar as motivações que à levam ao uso excessivo do álcool. Lembrando que a negação também faz parte do processo e essa busca por ajuda pode demorar algum tempo.
Espero ter ajudado,
Grande abraço.
Conforme a demanda apresentada, faz necessário observar se o consumo está comprometendo as áreas da vida e se ela desenvolve padrões de alterações de comportamento acerca do uso do álcool.
Importante mesmo é fazer diagnóstico diferencial, para melhor entendimento do padrão de consumo, fica complicado para nós especialistas neste site, direcionar uma conduta.. apenas no que descreve sobre ela, até porque levamos em consideração que no momento ela está com baixa crítica com relação ao abuso do álcool, "negação" há evidências que o sucesso de tratamento depende muito do entendimento que o paciente tem dos prejuízos que o álcool causa! Sugiro que procure um profissional especialista na área de dependência química. Espero que tenha colaborado, um abraço!
Olá. Importante sua mãe compreender o quanto este comportamento está influenciando no dia a dia dela, incluindo as relações com você e outros pares. Procure orienta-la para buscar uma ajuda terapêutica. O primeiro passo para uma possível solução é ela ter consciência do que está ocorrendo. Sem isso fica difícil uma solução efetiva. Converse com sua mãe, mas principalmente com carinho, atenção e amor. Faça-a sentir que a ama e que este cuidado é para o bem de todos. Tente e seja feliz.

Especialistas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

André Victor Machado

André Victor Machado

Psicólogo

Curitiba

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 96 perguntas sobre Alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.