Olá! Minha mãe tem 64 anos e tem problemas com bebidas alcoólicas, ela não ingere bebidas diariamente,

4 respostas
Olá! Minha mãe tem 64 anos e tem problemas com bebidas alcoólicas, ela não ingere bebidas diariamente, mas pelo menos umas 3 à 4 vezes por semana. Ela não aceita a dependência, e não sei como faço para ajudá-la. Podem me ajudar?
Olá, acho que um dos grandes conflitos que você vai enfrentar, é fazer ela perceber que necessita de ajuda. Normalmente, o dependente químico não tem a percepção dos prejuízos que estão lhe causando, mesmo porque, a dependência em si é uma foma de esquivar dos problemas e tentar aliviar o sofrimento.Tente observar os comportamentos dela, e num momento oportuno, fala sobre o significado da sua existência e da saúde. Agindo dessa forma ela pode ter a percepção de que realmente precisa de ajuda.

Olá,
Antes de mais nada é interessante definirmos dependência química como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância. É necessário observar quais alterações comportamentais a dependência provoca na sua mãe e o quanto isso afeta a vida dela.
Seria interessante a ida dela à um psicoterapeuta, com o intuito de investigar as motivações que à levam ao uso excessivo do álcool. Lembrando que a negação também faz parte do processo e essa busca por ajuda pode demorar algum tempo.
Espero ter ajudado,
Grande abraço.
Conforme a demanda apresentada, faz necessário observar se o consumo está comprometendo as áreas da vida e se ela desenvolve padrões de alterações de comportamento acerca do uso do álcool.
Importante mesmo é fazer diagnóstico diferencial, para melhor entendimento do padrão de consumo, fica complicado para nós especialistas neste site, direcionar uma conduta.. apenas no que descreve sobre ela, até porque levamos em consideração que no momento ela está com baixa crítica com relação ao abuso do álcool, "negação" há evidências que o sucesso de tratamento depende muito do entendimento que o paciente tem dos prejuízos que o álcool causa! Sugiro que procure um profissional especialista na área de dependência química. Espero que tenha colaborado, um abraço!
Olá. Importante sua mãe compreender o quanto este comportamento está influenciando no dia a dia dela, incluindo as relações com você e outros pares. Procure orienta-la para buscar uma ajuda terapêutica. O primeiro passo para uma possível solução é ela ter consciência do que está ocorrendo. Sem isso fica difícil uma solução efetiva. Converse com sua mãe, mas principalmente com carinho, atenção e amor. Faça-a sentir que a ama e que este cuidado é para o bem de todos. Tente e seja feliz.