Qual o risco de um paciente diagnosticado com transtorno bipolar em não se medicar?

5 respostas
Qual o risco de um paciente diagnosticado com transtorno bipolar em não se medicar?
O transtorno bipolar nao tratada pode colocar em risco a qualidade de vida e a integridade do portador e seus familiares. Isso ocorre tanto pelos episódios depressivos, que cursam com prejuízo da autonomia, pragmatismo, auto cuidados e aumento da vulnerabilidade ao Suicidio, como devido aos episódios maniacos que podem cursar com perda da noção de perigo, com maior exposição a riscos, além de comportamentos agressivos e aumento do risco de Suicidio .

O transtorno bipolar não tratado acaba influenciando bastante a vida da pessoa. Na fase depressiva, por exemplo, a pessoa perderá produtividade, reduzirá o desempenho no trabalho, perderá prazer pela vida, se retrairá socialmente, interferindo nos relacionamentos sociais/familiares/amorosos, aumenta-se o risco de suicídio, de abuso de álcool/substâncias, etc. A fase da mania (aquela ligada a um aumento na energia, euforia, irritabilidade, exaltação), pode fazer com que a pessoa tome atitudes impulsivas (gastos, mudanças pouco planejadas de empregos/vida, início de novos projetos - empresas, cursos universitários, etc), pode tornar difícil o convívio social, a pessoa se envolve em atividades de maior risco (dirigir perigosamente, por exemplo) etc. Sabemos que no longo prazo, cada episódio de mania é tóxico para o cérebro e morre um punhado de neurônios. Sem tratamento também notamos algumas alterações em funções do cérebro (planejamento, memória, concentração). O tratamento compensa.
Como bem relatado pelos psiquiatras Christina e Gustavo, a ausência de tratamento podem te levar a manifestar episódios desagradáveis com prejuízos e danos que não dá pra prever. O controle se dá através do uso certinho da medicação ( como indicado pelo psiquiatra que te atende) e a psicoterapia para tratar as questões emocionais e os conflitos gerados.
O reconhecimento pelo paciente Bipolar, em estado de mania para a necessidade de tratamento, muitas vezes é prejudicado por acreditar estar em plenas condições de realizar tudo o que deseja.
Somente com o apoio e a insistencia de familiares e amigos que isso pode ser revertido.
O medicamento, devidamente ajustado pelo médico Psiquiatra, lhe trará o equilíbrio necessário.
A Psicoterapia para autoconhecimento auxiliará o reconhecimento dos traços de personalidade que colaboram para desenvolver a doença e permite maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Acredito que cada caso deve ser avaliado individualmente, de acordo com características pessoais e contexto de vida.
Entretanto, se o paciente está tendo prejuízos decorrentes das ciclagens de humor, é de grande valia que o tratamento medicamentoso seja seguido conforme a orientação médica obtida.
O transtorno bipolar é um transtorno de humor que traz prejuízos funcionais a vida do indivíduo, sendo assim, se alguém percebe que está tendo fortes alterações de humor , podendo ter períodos de depressão , desânimo , fadiga e, outros onde se percebe mais eufórico, irritado e com muita energia, é de grande valia buscar um psiquiatra e um psicólogo para avaliação e acompanhamento regular.
Se os sintomas decorrentes do Transtorno não são tratados, a tendência é que estes aumentem, causando ainda mais prejuízo na vida do sujeito.