Qual o risco de um paciente diagnosticado com transtorno bipolar em não se medicar?

5 respostas
Qual o risco de um paciente diagnosticado com transtorno bipolar em não se medicar?
O transtorno bipolar nao tratada pode colocar em risco a qualidade de vida e a integridade do portador e seus familiares. Isso ocorre tanto pelos episódios depressivos, que cursam com prejuízo da autonomia, pragmatismo, auto cuidados e aumento da vulnerabilidade ao Suicidio, como devido aos episódios maniacos que podem cursar com perda da noção de perigo, com maior exposição a riscos, além de comportamentos agressivos e aumento do risco de Suicidio .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno bipolar não tratado acaba influenciando bastante a vida da pessoa. Na fase depressiva, por exemplo, a pessoa perderá produtividade, reduzirá o desempenho no trabalho, perderá prazer pela vida, se retrairá socialmente, interferindo nos relacionamentos sociais/familiares/amorosos, aumenta-se o risco de suicídio, de abuso de álcool/substâncias, etc. A fase da mania (aquela ligada a um aumento na energia, euforia, irritabilidade, exaltação), pode fazer com que a pessoa tome atitudes impulsivas (gastos, mudanças pouco planejadas de empregos/vida, início de novos projetos - empresas, cursos universitários, etc), pode tornar difícil o convívio social, a pessoa se envolve em atividades de maior risco (dirigir perigosamente, por exemplo) etc. Sabemos que no longo prazo, cada episódio de mania é tóxico para o cérebro e morre um punhado de neurônios. Sem tratamento também notamos algumas alterações em funções do cérebro (planejamento, memória, concentração). O tratamento compensa.
Como bem relatado pelos psiquiatras Christina e Gustavo, a ausência de tratamento podem te levar a manifestar episódios desagradáveis com prejuízos e danos que não dá pra prever. O controle se dá através do uso certinho da medicação ( como indicado pelo psiquiatra que te atende) e a psicoterapia para tratar as questões emocionais e os conflitos gerados.
O reconhecimento pelo paciente Bipolar, em estado de mania para a necessidade de tratamento, muitas vezes é prejudicado por acreditar estar em plenas condições de realizar tudo o que deseja.
Somente com o apoio e a insistencia de familiares e amigos que isso pode ser revertido.
O medicamento, devidamente ajustado pelo médico Psiquiatra, lhe trará o equilíbrio necessário.
A Psicoterapia para autoconhecimento auxiliará o reconhecimento dos traços de personalidade que colaboram para desenvolver a doença e permite maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Acredito que cada caso deve ser avaliado individualmente, de acordo com características pessoais e contexto de vida.
Entretanto, se o paciente está tendo prejuízos decorrentes das ciclagens de humor, é de grande valia que o tratamento medicamentoso seja seguido conforme a orientação médica obtida.
O transtorno bipolar é um transtorno de humor que traz prejuízos funcionais a vida do indivíduo, sendo assim, se alguém percebe que está tendo fortes alterações de humor , podendo ter períodos de depressão , desânimo , fadiga e, outros onde se percebe mais eufórico, irritado e com muita energia, é de grande valia buscar um psiquiatra e um psicólogo para avaliação e acompanhamento regular.
Se os sintomas decorrentes do Transtorno não são tratados, a tendência é que estes aumentem, causando ainda mais prejuízo na vida do sujeito.

Especialistas

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 895 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.