Quanto tempo em média leva para curar uma tendinite fibular?

8 respostas
Quanto tempo em média leva para curar uma tendinite fibular?
O tempo de recuperação para a tendinite é de alguns dias a, no máximo, seis semanas, dependendo do início do tratamento.

Olá !
O tempo de recuperação vai depender de cada caso. Pessoas com idades mais avançadas demoram mais para melhorar, pois o organismo é mais lento e as funções de cicatrização e absorção da inflamação são menos eficientes; pessoas com tarefas mais pesadas demoram mais, por exigirem bem mais dos tendões; pessoas com doenças que interfiram nos tendões também demoram mais para se recuperarem destas lesões.
O tempo é muito relativo, a literatura fala em até 12 semanas. É importante avaliar a causa desse evento, idade do sujeito, saúde num contexto geral, traumas anteriores como entorse ou fratura, enfim, uma boa avaliação é necessária para precisar o tempo.
O tempo pode variar de paciente para paciente, depende de outros fatores também. O ideal é passar por uma avaliação para dizer o tempo de recuperação com mais precisão.
Estudos trazem um tempo de até 6 semanas, porém é necessário avaliação da gravidade da lesão, tempo de lesão, idade, atividades físicas e laborais. Oriento a procurar um fisioterapeuta para melhor avaliá-lo.
O tempo de resposta ao tratamento é individual de cada paciente e, também, intimamente relacionado ao tratamento ou intervenção realizada.

Importante destacar a necessidade de identificar o porque que esta tendinite aconteceu. É muito comum praticantes de atividade física ou esporte e que tenham aumentado a intensidade nos treinos ou na prática desenvolver esta inflamação no tendão, dada por uma sobrecarga, pelo desequilíbrio da carga de treinamento e a capacidade de resposta do seu corpo.

Aumentar gradativamente a carga de treinamento, bem como ter um bom tempo de recuperação é fundamental para que não hajam estes sintomas e diagnóstico.

Sempre o acompanhamento de um especialista é de fundamental importância!

Olá. Muito relativo falar em tempo pois importante avaliar o período em que se encontra e com isso traçar o tratamento adequado para cada fase.
Te sugiro buscar uma consulta com um fisioterapeuta e conversar para que consigas entender o que está acontecendo com a região da lesão.
O termo tendinite (inflamação do tendão) vem sendo subistituido pelo termo tendinopatia (patologia do tendão), pois nem sempre o processo inflamatório está associado, especialmente em casos subagudos e crônicos. O tempo de recuperação do tendão é de 8 a 12 semanas, devendo ser realizado com exposição gradual a carga para remodelação do tecido, tratamentos passivos, terão pouco ou nenhum efeito adicional na recuperação. É importante procurar um fisioterapeuta capacitado para que elabore um programa de exposição gradual à carga.