Ter crise de depressao a 3 anos seguidos sempre no mesmo mês pode ser característica do transtorno

4 respostas
Ter crise de depressao a 3 anos seguidos sempre no mesmo mês pode ser característica do transtorno bipolar?
Bom, são muitas perguntas dentro de uma pergunta só.
Por que sempre no mesmo mês se entra em estado depressivo? O que aconteceu nesse mês para que, toda vez, cair nessa tristeza? E esse mês, é todo mês em algum dia específico ou um mês durante ano? Está um pouco confusa sua colocação.
Recomendo buscar por algum tipo de tratamento, ou uma combinação como a visita a um psiquiatra (caso a gravidade esteja impedindo a pessoa de agir) e um acompanhamento com algum psicólogo(a) ou psicanalista.
A análise por si só poderia lhe dar um lugar para tentar descobrir por que que todo mês acontecer um período difícil.

Ter depressão no mesmo período não caracteriza o transtorno bipolar, já que este tem como peculiaridade principal a transição entre períodos de euforia e depressão. Contudo compreendo que você possa sentir-se com diversas questões sobre o porque dessa sequência. Procure um especialista para conversar sobre o que vem acontecendo... Desta forma você pode compreender seu quadro. Um abraço!
O Transtorno Bipolar alterna fases de sintomas depressivos com fase de sintomas maníacos ou hipomaníacos. Pela breve descrição que você deu, uma hipótese mais plausível seria a de transtorno depressivo com padrão sazonal. Não se pode afirmar antes de analisar alguns dados mais específicos ao caso que você relata, mas a "depressão sazonal" costuma ser mais frequente em regiões onde o inverno é rigoroso e com menor incidência de luz solar durante meses (como em regiões mais ao sul do Brasil). Isso não impede que o padrão sazonal se manifeste em outros períodos do ano, sendo desencadeado por outros fatores. Uma questão interessante a ser investigada é o quanto os padrões de comportamento mudam nos meses ou semanas imediatamente anteriores à ocorrência dos episódios depressivos. O acompanhamento terapêutico é fundamental na remissão e prevenção de novos episódios depressivos.
O que caracteriza o paciente Bipolar é a oscilação entre estados de Depressão e a Euforia.

Ou seja sintomas de tristeza profunda seguidoa de outros eufóricos.

O fato da Depressão surgir num determinado período merece uma investigação mais profunda.

Recomendo a Psicoterapia para autonhecimento e assim entender o aparecimento desse sintoma nesse período.

Abraços.