Opiniões te ajudam a escolher seu próximo especialista

Reunimos o maior número de opiniões sobre profissionais de saúde em todo o mundo. Elas são verificadas por uma equipe de moderadores para assegurar que sejam reais e que contribuam tanto para os pacientes como para os especialistas.

Opiniões te ajudam a escolher seu próximo especialista

Mais de 4 milhões de opiniões já foram enviadas à nossa plataforma globalmente.

Pontuação média dos especialistas 4.8

Opiniões confiáveis de pacientes reais

  • Os pacientes gostam de ajudar a outras pessoas

    Para reunirmos o maior número de opiniões reais e verificadas, contamos com um time de profissionais que se dedica a revisar cada opinião individualmente. Essas opiniões ajudam a milhares de usuários todos os dias na escolha do seu profissional de saúde.

  • Como combatemos as opiniões falsas?

    A maioria das opiniões da Doctoralia são enviadas por pacientes que agendaram a consulta através da nossa plataforma. Desta maneira, conseguimos comprovar se a visita realmente aconteceu sempre que for necessário. Além disso, antes do usuário publicar uma opinião, pedimos que ele faça a verificação do seu número de celular. Graças a estas medidas conseguimos reduzir a publicação de opiniões falsas.

  • Nossa equipe de moderação está disponível para te ajudar

    Em algumas ocasiões, os usuários nos avisam sobre possíveis opiniões falsas. Quando isso acontece, nossa equipe de moderação começa um trabalho de investigação para garantir que a consulta realmente aconteceu e que a opinião não desrespeita nenhuma de nossas diretrizes.

Opiniões confiáveis de pacientes reais

Não existem opiniões boas e ruins. Conheça nossos números

  • 97% das opiniões são positivas no Brasil

    Em geral, os pacientes saem satisfeitos das consultas médicas e querem agradecer o profissional de saúde pela boa experiência. Confira no gráfico como estão divididas as opiniões positivas e negativas.

  • Publicamos todos os tipos de opiniões

    Nós publicamos tanto opiniões positivas quanto negativas, pois acreditamos que a percepção de cada pessoa é diferente. Por exemplo: esperar 1 hora pela consulta pode ser considerado uma experiência negativa para alguns pacientes, mas para outros pode ser um sinal de atenção e cuidado do profissional com os pacientes anteriores.

Não existem opiniões boas e ruins. Conheça nossos números

Entenda nossas diretrizes e por que elas importam tanto

  • O que deveria constar em uma opinião?

    Outros pacientes querem conhecer mais sobre o atendimento de determinado especialista, o tempo de espera, como foi a comunicação, ou se é complicado estacionar na região do consultório.

    Nossa recomendação é que você sempre apresente o contexto da visita, compartilhe seus sentimentos e sensações no momento, use uma linguagem que possa ser compreendida por usuários de todas as idades e que fale na primeira pessoa, ou seja, fale sobre sua própria experiência e não sobre a de outros pacientes.

  • Contextualize suas opiniões

    Antes de recomendar ou não a um especialista, por favor, explique o que motivou o seu comentário: se foi o tempo de espera, a atenção do profissional, as explicações ou o que quer que tenha feito você se sentir confortável ou não.

    Exemplo:
    ❌ Eu não recomendo este médico.
    ✅ O doutor atrasou mais de uma hora antes de me atender. Por esta razão, não recomendaria o profissional.

  • Será mais fácil entender o que foi bem ou mal durante a consulta se você explicar como se sentiu ou quais eram as suas expectativas antes do atendimento acontecer.

    Exemplo:
    ❌ O médico foi super indiferente.
    ✅ Quando a consulta começou, o médico só olhou meu joelho e já me pediu um exame. Eu esperava mais explicações ou informações sobre as causas do meu problema.

  • Às vezes, o linguajar pode mudar em função da idade. Por isso, procure usar palavras neutras, que sejam compreensíveis a você e a pessoas de todas as faixas etárias.

  • Só deixe opiniões sobre as visitas que você fez. Nunca fale em nome de outros pacientes, exceto se foram crianças, dependentes ou idosos que precisaram ser acompanhados por você.

    Exemplo:
    ❌ Este profissional ajudou muito a um amigo com depressão, agora ele está bem melhor.
    ✅ Me consultei com este especialista para tratar uma depressão e recebi a ajuda que nenhum outro profissional jamais me havia dado.
    ✅ Acompanhei minha mãe durante as visitas e este especialista a ajudou a aceitar e a tratar a sua depressão.

  • Queremos criar um ambiente seguro e respeitoso para todos. Ainda que você tenha passado por uma má experiência, evite linguagem ofensiva ao falar sobre ela. Isto pode ter um efeito muito negativo sobre a percepção das outras pessoas.

    Exemplo:
    ❌ O médico foi grosso e pouco profissional.
    ✅ Senti que o médico não passou tempo suficiente comigo e não me senti confortável durante a visita.

  • Não somos uma instituição médica*, portanto, podemos recusar opiniões que julguem o tratamento receitado pelo especialista. Você pode falar sobre sua experiência; se o tratamento proposto pelo especialista te ajudou ou não. Mas mesmo que a solução não tenha sido boa para você, não significa que o conhecimento do especialista possa ser questionado.

    Exemplo:
    ❌ O médico não sabe fazer seu trabalho e eu fiquei pior após o tratamento.
    ✅ O tratamento que segui com este médico não foi útil para mim e decidi visitar outro profissional para ter uma segunda opinião.

    *Por favor, se você suspeitar de um crime ou abuso por parte de um profissional de saúde ou uma falha médica que represente um risco à saúde, contate as autoridades

  • Não se preocupe, as opiniões recusadas são minoria. Quando isso acontecer, nós entraremos em contato com a justificativa. Nosso objetivo será sempre orientar para que a sua opinião seja compartilhada com os demais usuários.

  • Não, os profissionais de saúde não podem remover opiniões. Se eles informarem que uma opinião pode ser falsa ou não seguir nossas regras, nossa equipe de moderação fará uma revisão para determinar quais ações tomar.

Entenda nossas diretrizes e por que elas importam tanto
Estamos aqui para ajudar. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão para melhorar nossos processos de moderação, escreva para a gente: suporte@doctoralia.com. Será um prazer falar com você 😊 User Care Manager Luciana
Gerente de Customer Service