Como tratar a claustrofobia?

17 respostas
Como tratar a claustrofobia?
O paciente deverá submeter-se durante o processo psicoterápico, a um período de dessensibilização e conscientização sobre o que fez com que desenvolvesse o trauma e depois se permitir enfrentar a situação traumática com segurança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tratar com avaliação psiquiátrica e acompanhamento em psicoterapia. Na forma como trabalho com psicoterapia e caso o cliente queira, além da escuta analítica, incluo exercícios corporais com o objetivo de fortalecer a consciência do corpo e perceber quais sentimentos emergem desta prática. Refletir sobre a experiência, acolher seu conteúdo e apurar com o cliente se já é o momento de querer transformar o que lhe incomoda. Também oriento o uso de produtos para banho e pele, indicados para a sensibilidade corporal.
A Psicoterapia dentro da abordagem Cognitiva Comportamental e Hipnose, pode fazer com que você tenha uma melhora em um curto espaço de tempo.

Atte
É importante fazer o acompanhamento com psicólogo para que se possa trabalhar essas questões referentes ao medo e a angústia que o paciente sente quando está em lugares fechados. Como ele se sente, qual o sentido desse medo em sua vida, quando ele surgiu, são algumas das questões que devem ser trabalhadas...
Olá!

A claustrofobia é tratado por Psicólogo ou Psiquiátra.

Primeiramente, é importante avaliar os aspectos psicológicos (cognitivos e emocionais) ligados ao medo de lugares pequenos/fechados. A partir daí é feito o processo de psicoeducação (orientação), de dessensibilização e de enfrentamento.

Abraço!
Olá!!
O tratamento pode ser iniciado com uma avaliação de um médico psiquiatra e/ou psicólogo. É importante avaliar se há necessidade de medicação e quais questões estão ligadas a este sintoma de clautrosfobia. Quanto a abordagem da terapia busque aquela que você se sinta mais avontade para poder investigar a origem de tais sintomas...
A disposição!!
Ola! É importante um acompanhamento por um psiquiatra e um psicoterapeuta. O movimento é de enfrentamento e conscientização sobre o medo. Entender que esse sentimento (medo) potencializado por nossas emoções podem ser limitador eh fundamental para adquirir uma conduta consciente! Abraço
A psicanálise busca por meio da psicoterapia que o paciente fale livremente sobre seus pensamentos, angústias e dores mais profundas. Por meio do acesso lento ao inconsciente pode-se ter uma noção sobre o que se relaciona ao medo de ficar fechado em algum lugar e desperta a claustrofobia. É um processo.
Olá! Pela Psicanálise é possível durante o processo analítico acessar quais foram os eventos ocorridos e que se associaram a alguns pensamentos e retrabalhá-los, a fim de que haja uma diminuição dos episódios de intensa angústia que geralmente são acompanhados de manifestações corporais quando você está em locais fechados/apertados, com uma sensação de estar "sem saída". Destaco que se trata de um processo, mas é possível sim que se tenha outras saídas para esta angústia. Estou à disposição.
O tratamento da Claustrofobia é feito com sessões de psicoterapia para que o paciente compreenda o surgimento desse problema e possa trabalhar as questões referentes ao medo e a angústia que sente quando esta em lugares fechados.
Em alguns casos o acompanhamento psiquiátrico pode ajudar no tratamento.
Se você estiver passando por isso, procure ajuda.
Olá, a Claustrofobia pode ser tratada com o acompanhamento de um psicólogo. No qual, serão trabalhadas as seguintes questões: * a origem desse problema, quando ele surgiu, o que fez com que ele aparecesse. * O medo e a angústia, que são as emoções presentes nesse quadro sintomático. Elas aparecem quando a pessoa está em lugares fechados...Cada caso tem as suas particularidades, em alguns são necessários o acompanhamento de um psiquiatra. Se você estiver com claustrofobia, procure ajuda!
Com Psicoterapia e Psiquiatra ou Neurologista para medicação se for necessário. A Terapia Cognitiva comportamental é a mais indicada. Conheça outras abordagens. O importante é estar aberta para a intervenção. Beijos Beijos
Adquirimos medos durante a vida que nos levam a fobias como a claustrofobia e outros distúrbios. No mundo de hoje perdas, desamor, violência levam à sensação de perigo afetando nosso sistema psicológico causando ansiedade, panico. É necessário o suporte de um psicólogo para a compreensão e remissão desses problemas.
Olá, a claustrofobia não é uma doença e sim um sintoma geralmente acompanhado de um distúrbio chamado agorafobia, que pode desencadear por exemplo uma crise de pânico. Parte do nível psíquico para o físico como tremores, suor e palpitações. O individuo sente um medo exagerado e/ou uma ansiedade exacerbada difícil de controlar. O tratamento é através do autoconhecimento e aceitação para entender a origem dos medos e suas crenças limitantes, a psicoterapia e psiquiatria são indicadas.
O ciclo desse sintoma se inicia com o estresse que em seguida passa para uma ansiedade, cuja frequencia excessiva desencadeará numa crise de pânico e daí em diante o medo toma conta do individuo e as fobias estão instaladas. Um dos caminhos pode ser a psicoterapia analítica, cuja finalidade são os conflitos mentais inconscientes que estão na origem dos sintomas. Assim, se poderá reintegrar essa parte da pessoa na vida dela.
Não há receita pronta. É necessária a compreensão do surgimento desse problema a partir da sua história de vida para melhor direcionar. De todo modo, acompanhamento psicológico e psiquiátrico podem contribuir.
olá! com Psicoterapia Cognitivo Comportamental e hipnoterapia. Paz e Bem!

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.