Eu fui diagnosticada com transtorno de personalidade borderline e esquiva pela minha psiquiatra.Ela me

7 respostas
Eu fui diagnosticada com transtorno de personalidade borderline e esquiva pela minha psiquiatra.Ela me passou um antidepressivo e um ansiolitico,Em termos de psicoterapia,quais as possibilidades de superar esses problemas?Há uma cura de fato?Psicanálise é útil,ou outra linha seria melhor?
Pelos seus questionamentos podemos perceber seu grande sofrimento psíquico. A Psicoterapia vai ajudar você a entrar em contato com todas as emoções e sentimentos que estão causando esse sofrimento e a partir dai, entender, reconhecer, reorganizar e assim caminhar em direção a melhora, porém não é um processo fácil, exige dedicação, muito trabalho, força de vontade.

Bom, cura é um termo complicado pois não estamos falando de uma doença, dentro daquilo que é por definição referente há
uma causa orgânica. Também há uma questão referente à própria escolha do diagnóstico que por si só já é problemática, criando justamente esse impasse e trazendo muitas vezes ainda mais angústia, como aparenta em sua pergunta.
A Psicanálise sim tem muito a oferecer frente a esse e quaisquer outros casos de sofrimento psíquico, sendo um bom re-começo para aqueles que desejam de fato uma melhora. Todavia é um processo árduo, envolve muito trabalho e dedicação de ambas as partes envolvidas, mas os resultados de um tratamento bem sucedido a longo prazo valem o investimento.
Sugiro atedimento psicológico na abordagem teórica EMDR ( reprocesamento por dissenssibilizacao por movimento dos olhos) Tenho percebido êxito com pacientes com transtorno de personalidade. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Olá!!
Então: partimos do fato que trata-se de um transtorno, com um significado que envolve uma forma de funcionar. A medicação atuará na parte orgânica, como bem disse o colega Thiago de Sousa. A aceitação, a transformação, a forma de lidar com o que você é ou foi, ou que pretende ser é a parte que se trata na análise, que a medicação não pode proporcionar. O tempo é bom aliado, a entrega também. Quanto ao fato de esperar cura, é outro fato para o qual o que sabemos que se faz necessário o tratamento de medicamento e psicoterapia / análise. Como todo modo de funcionar, há dias que estamos bem e outros não, podendo no seu caso isso ser percebido, sentido de forma mais acentuada, estando a medicação e a análise como parceiros no controle, amenizando os sintomas, proporcionando a você mais segurança, reduzindo crises, etc.

Abraços!!
Considerando os diagnósticos, estudos têm indicado eficácia no tratamento para o TP Borderline com a Terapia Comportamental Dialética e para o TP Borderline e para o TP Esquiva com a Terapia do Esquema.

Ambas as abordagens têm um propósito de ajudar o paciente a viver uma vida que vale a pena ser vivida. Falamos no manejo dos sintomas a partor da autorregulação emocional e de mudanças comportamentais. Sugiro muito que pesquise sobre essas abordagens, pois são relativamente novas e há bons profissionais aqui no Rio com domínio técnico para lhe atender, caso se identifique com uma delas.
Boa Tarde!
O Transtorno de Personalidade borderline e de esquiva, coexistem em 40% dos casos. O transtorno de personalidade esquiva é uma sensação esmagadora de não ser bom o suficiente, temendo que os outros veem-lo negativamente, ser extremamente tímido e preocupado com a rejeição. Parecido com o transtorno de personalidade Borderline, ambos associados com medo intenso de criticas e rejeição.
Estudos comprovam que a terapia cognitiva comportamental´é a mais eficaz para estes casos. Reduzindo os sintomas através de uma psicoeducação sobre seu modo de funcionamento e modelo cognitivo.
Atenciosamente
Não sei dizer de cura, pois o que é isso senão vivermos bem, em sociedade, mas, melhora, se quiser, haverá sim, pois fazendo uma psicoterapia, por exemplo, ou qualquer processo de autoconhecimento, detectará melhor seus gatilhos, aquilo que te põe num movimento, digamos, insatisfatório ou que cause danos. Se saber é tudo, pois fica menos sujeita aos repentes. bj