Olá, bom dia Há pouco mais de uma década tive síndrome do pânico que me levou a vários tipos de s

3 respostas
Olá, bom dia

Há pouco mais de uma década tive síndrome do pânico que me levou a vários tipos de sintomas físicos e psicológicos. Passei por clinico geral e cardiologista que após exames e meu relato, consideraram que era sintomas de ataques de pânico. Isso perdurou por uns 8 meses. Foi muito angustiante e me senti sozinho de verdade, pois parece que ninguém poderia ajudar. Os sintomas desapareceram com o tempo. Mas desde então passei a ter picos de ansiedade e isolamento social. Entrei na faculdade e tive muita dificuldade em terminar, demorei quase o dobro do tempo normal. Muita dificuldade de concentração e ânimo para focar no que era necessário. Isso me levou a episódios de depressão... Ansiedade.... E mais isolamento social.

Hoje estou reconhecendo mais um tipo de sintoma que tenho vivido e parece que vem se agravando. A partir de uma dada situação real, passo a ter pensamentos que me traz medo, angustia e temor pela minha vida. Por exemplo: "reclamar com o vizinho do seu lixo jogado em minha porta, e passar a ter pensamentos de que ele irá se vingar". Passo a me sentir ameaçado e que algo de ruim irá acontecer. Isso tem se tornado frequente na minha vida, e hoje passo por uma situação de extrema tensão e medo por conta de algo que parece estar na minha cabeça. Sinto que serei alvo de uma violência extrema por parte de pessoas especificas do meu convívio social formal. E o motivo não posso falar, pois revelaria as pessoas. Apesar de ter essa noção de que estou sendo " paranóico ", não consigo descartar que algo aconteça.

Alguém poderia me ajudar a entender o que é isso? O que posso fazer?

Sei que preciso de ajuda profissional e irei buscar....Até lá, quero entender.
Você relata um quadro evolutivo de alterações de natureza mental que não ficaram claras que foram adequadamente tratadas.
Sabemos que algumas alterações mentais são evolutivas se não forem adequadamente tratadas.
No seu caso, tudo indica que seja de natureza psiquiátrica e que não foram adequadamente abordadas ou teve um tratamento não eficaz.
Seria realmente indicado uma criteriosa avaliação psiquiátrica.

Boa noite
Todos estes problemas e sintomas tem tratamento, mas como você deixou agravar vai necessitar de psicoterapia associada para entender e clarear sentimentos.
Olá! Para que você tenha sucesso em qualquer tratamento, é fundamental compreender as questões que levaram à desregulação física e psicológica. Você precisa entender quais são os medos que realmente mobilizam esses sintomas. Os medos atuais parecem sem fundamento talvez porque não estão devidamente referenciados. Em outras palavras: o que você teme ou o que mobiliza sintomas físicos pouco claros provavelmente remete a questões que para você são ameaçadoras. O processo de psicoterapia pode lhe ajudar a lidar com o que realmente importa (o que gera medo em você e pode não ser completamente consciente) e posicionar-se de um modo diferente diante disso.