Olá, bom dia Há pouco mais de uma década tive síndrome do pânico que me levou a vários tipos de s

3 respostas
Olá, bom dia

Há pouco mais de uma década tive síndrome do pânico que me levou a vários tipos de sintomas físicos e psicológicos. Passei por clinico geral e cardiologista que após exames e meu relato, consideraram que era sintomas de ataques de pânico. Isso perdurou por uns 8 meses. Foi muito angustiante e me senti sozinho de verdade, pois parece que ninguém poderia ajudar. Os sintomas desapareceram com o tempo. Mas desde então passei a ter picos de ansiedade e isolamento social. Entrei na faculdade e tive muita dificuldade em terminar, demorei quase o dobro do tempo normal. Muita dificuldade de concentração e ânimo para focar no que era necessário. Isso me levou a episódios de depressão... Ansiedade.... E mais isolamento social.

Hoje estou reconhecendo mais um tipo de sintoma que tenho vivido e parece que vem se agravando. A partir de uma dada situação real, passo a ter pensamentos que me traz medo, angustia e temor pela minha vida. Por exemplo: "reclamar com o vizinho do seu lixo jogado em minha porta, e passar a ter pensamentos de que ele irá se vingar". Passo a me sentir ameaçado e que algo de ruim irá acontecer. Isso tem se tornado frequente na minha vida, e hoje passo por uma situação de extrema tensão e medo por conta de algo que parece estar na minha cabeça. Sinto que serei alvo de uma violência extrema por parte de pessoas especificas do meu convívio social formal. E o motivo não posso falar, pois revelaria as pessoas. Apesar de ter essa noção de que estou sendo " paranóico ", não consigo descartar que algo aconteça.

Alguém poderia me ajudar a entender o que é isso? O que posso fazer?

Sei que preciso de ajuda profissional e irei buscar....Até lá, quero entender.
Você relata um quadro evolutivo de alterações de natureza mental que não ficaram claras que foram adequadamente tratadas.
Sabemos que algumas alterações mentais são evolutivas se não forem adequadamente tratadas.
No seu caso, tudo indica que seja de natureza psiquiátrica e que não foram adequadamente abordadas ou teve um tratamento não eficaz.
Seria realmente indicado uma criteriosa avaliação psiquiátrica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite
Todos estes problemas e sintomas tem tratamento, mas como você deixou agravar vai necessitar de psicoterapia associada para entender e clarear sentimentos.
Olá! Para que você tenha sucesso em qualquer tratamento, é fundamental compreender as questões que levaram à desregulação física e psicológica. Você precisa entender quais são os medos que realmente mobilizam esses sintomas. Os medos atuais parecem sem fundamento talvez porque não estão devidamente referenciados. Em outras palavras: o que você teme ou o que mobiliza sintomas físicos pouco claros provavelmente remete a questões que para você são ameaçadoras. O processo de psicoterapia pode lhe ajudar a lidar com o que realmente importa (o que gera medo em você e pode não ser completamente consciente) e posicionar-se de um modo diferente diante disso.

Especialistas

Danielle Caus Corrêa

Danielle Caus Corrêa

Psicólogo

Vitória

Samuel Saboia

Samuel Saboia

Terapeuta complementar

Fortaleza

Selma Oliveira Pacheco de Castro

Selma Oliveira Pacheco de Castro

Psicólogo

São Paulo

Elisa Maria de Bullhões Carvalho

Elisa Maria de Bullhões Carvalho

Homeopata

Rio de Janeiro

Gabriela Fenner

Gabriela Fenner

Terapeuta complementar

Itapoá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 66 perguntas sobre Síndrome do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.