Quais são os alimentos indicados para quem tem gota?

5 respostas
Quais são os alimentos indicados para quem tem gota?
Gota é uma doença que tem como caracterizada a elevação de ácido úrico no sangue, o que leva à inflamações nas articulações. Pensando nisso, devemos pensar em primeiro lugar no que não consumir, dependendo do caso o consumo de carne por exemplo, pode ser extremamente diminuído. Mas respondendo ao pé da letra, alimentos e componentes que contenham fatores antioxidantes como cenoura, açafrão, uva, própolis... são os mais indicados.
Oriento que procure um nutricionista e um médico para que seja orientado de acordo com o seu caso.

O mais importante é não consumir certos alimentos, principalmente ficando longe de refrigerantes e produtos industrializados no geral, já que eles contém xarope de frutose, altamente prejudicial para quem tem gota. Seria legal você procurar um nutricionista para te ajudar a focar em eliminar certos alimentos e seguir uma dieta mais antinflamatória e antioxidante
Olá

A gota é caracterizada pelo excesso de ácido úrico no corpo, alguns alimentos devem ser retirados ou reduzidos da dieta. São eles: bebidas alcoólicas, frutos do mar, víceras, embutidos, leite e derivados integrais, gordura em excesso, caldos de carne.
Neste caso, é recomendado priorizar alimentos com baixas quantidades de purinas, além de alimentos com boas quantidades de água, vitaminas e fibras, como: Vegetais frescos, como agrião, cenoura, tomate, abóbora, cebola, pepino, brócolis, couve-flor, espinafre, tomate e alface.

Procure auxílio de nutri para adequar a sua alimentação individualizada respeitando toda a sua individualizada fisiológica

Sempre optar por comida, de verdade... ou seja, frutas, verduras, alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais....
Passe longe de industrializados e excessode sódio.
Com um cardápio específico para você, fica muito mais fácil manter uma alimentação equilibrada e melhorar sua qualidade de vida!
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 120
Aqui estão algumas recomendações de alimentos indicados para quem tem gota:

Frutas frescas: Maçãs, peras, cerejas, morangos, melancias e frutas cítricas são boas opções, pois são ricas em vitamina C e antioxidantes, que podem ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico.

Vegetais: Opte por vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve, alface, brócolis e também cenouras, tomates e pepinos. Eles são fontes de nutrientes e geralmente têm baixo teor de purinas, que são convertidas em ácido úrico no corpo.

Grãos integrais: Arroz integral, quinoa, aveia e outros grãos integrais são fontes de carboidratos saudáveis e fornecem energia sem aumentar significativamente os níveis de ácido úrico.

Gorduras saudáveis: Ômega-3 encontrado em peixes como salmão, sardinha e atum pode ser benéfico. Além disso, azeite de oliva e abacate também são fontes de gorduras saudáveis.

Proteínas magras: Inclua fontes de proteína magra, como peixes, frango, peru e leguminosas como lentilhas e feijões. Evite carnes vermelhas, vísceras e frutos do mar, pois contêm mais purinas.

Líquidos: Beber bastante água é essencial para ajudar a diluir o ácido úrico e favorecer sua eliminação pelos rins.

Aqui estão alguns alimentos que devem ser evitados ou consumidos com moderação por pessoas com gota:

Álcool: O consumo de álcool pode elevar os níveis de ácido úrico, principalmente cerveja e bebidas destiladas.

Carnes vermelhas: Evite carnes como carne bovina, porco e cordeiro, pois contêm altos níveis de purinas.

Vísceras: Fígado, rim, miolo e outros órgãos contêm altos níveis de purinas e devem ser evitados.

Frutos do mar: Evite camarão, lagosta, mexilhões e sardinhas, pois são ricos em purinas.

Bebidas açucaradas: Refrigerantes e sucos industrializados com alto teor de açúcar devem ser evitados.