Gota - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é gota?

Gota é uma doença reumática devido à deposição de ácido úrico nas articulações. É caracterizada por inchaço das articulações com dor severa. A pele da região é vermelha e muito sensível ao toque.

É mais comum em homens que em mulheres. Prevalece entre as idades de 40 e 60. É uma doença conhecida desde os tempos antigos e também era conhecida como a doença da riqueza, porque ela está associada com obesidade e inatividade física.

Qual é a causa da gota?

Esta doença é causada por níveis elevados de ácido úrico no sangue e sua subseqüente deposição nas articulações. O ácido úrico é um resíduo que normalmente é expelido na urina. Deve-se notar que nem todas as pessoas com ácido úrico elevado no sangue vai ter ataques de gota.

Como a doença é?

Existem duas formas conhecidas de gota:

Gota primária

É o mais comum, ocorrendo porque o corpo produz mais ácido úrico ou porque é eliminado um pequeno número. Pode ser herdado.

Gota secundária

É devido a outras doenças ou consumo de certas drogas que diminuem a sua remoção pelos rins (diuréticos, salicilatos, incluindo a aspirina).

Quais são os sinais e sintomas?

O período inicial é caracterizado por níveis elevados de ácido úrico ou hiperuricemia assintomática. Mais frequentemente do que nas pessoas que sofrem não de gota.

A primeira articulação do dedo do pé é geralmente a mais afetada e é chamado de "gota". É caracterizada por dor intensa, inchaço e vermelhidão com o calor. O ataque agudo geralmente dura uma semana sem tratamento. O ataque pode ser isolado, mas em geral há recurso.

Nem sempre a inflamação do dedo do pé é devido a um ataque de gota.

SE esta doença não for tratada a tempo, o ácido úrico pode ser depositado também na pele em depósitos na forma de "tofos" nódulos que são freqüentemente encontrados nas orelhas e nos cotovelos. Às vezes, eles podem romper e ir para fora um material esbranquiçado que é ácido úrico. Também pode ser depositada nos rins e formar pedras nos rins.

Quais são os fatores de risco?

Ataques de Gota estão relacionados a fatores como:

  • O consumo de álcool. É muito importante saber que um dos fatores mais prejudiciais é o consumo de cerveja, incluindo cerveja sem álcool.
  • Obesidade
  • A história familiar da doença
  • Alimentos que têm um alto teor de proteína ou purinas (porque eles quebram em ácido úrico), como carnes, carne de caça, sardinha e do marisco.
  • Diabetes
  • Grande cirurgia ou trauma importante
  • Renal
  • Doenças de pele como psoríase.

Dicas importantes para evitar a gota

  • Evitar o consumo de álcool
  • Perder peso
  • Beber líquidos em abundância. É aconselhável beber 3 litros de água por dia para ajudar a lavar o ácido úrico na urina e impedir a formação de pedras nos rins. Os ataques de gota e cólica renal são freqüentes no verão, devido à perda de água através do suor, por isso aumente a ingestão de líquidos durante os períodos quentes.
  • Evite alimentos ricos em proteínas e purinas.

Como o médico faz o diagnóstico de gota?

  • O diagnóstico geralmente é feito pela observação dos sintomas.
  • A análise dos níveis de ácido úrico no sangue tende a ajudar, e radiografias das articulações afectadas.
  • A confirmação é feita com a observação microscópica de cristais de ácido úrico no conteúdo líquido da articulação.

Evolução

A maioria das pessoas sofrem recaídas. O segundo ataque pode ocorrer após vários anos e, posteriormente, vão se tornando mais freqüentes, duram mais e afetam mais as articulações.

A doença não tratada pode estar associada com pedras nos rins e cólica renal, assim como a hipertensão renal. O tratamento dos sintomas iniciais geralmente controla a doença.

Como é tratada?

Na ausência de gota ou ácido úrico nos rins pedras, hiperuricemia é assintomática e não requer tratamento.

Tratamento para a gota pode ser dividida nos seguintes pontos:

O controle da crise aguda

Eles usam não-esteróides anti-inflamatórios (exceto salicilatos, incluindo a aspirina), que são muito eficazes na remoção da dor e inflamação. Colchicina também comumente usado, o que também reduz o número e a intensidade dos ataques.

Controle dos níveis elevados de ácido úrico

As drogas usadas são alopurinol e medicamentos que ajudam a eliminar o ácido úrico na urina (uricosúricos). Estes tratamentos são geralmente mais longos, às vezes para a vida, como com hipertensão ou diabetes.

É importante perceber que você deve mudar a dieta, perder peso, beber muito líquido e evitar álcool.

Prognóstico

A grande maioria das pessoas com gota e hiperuricemia não sofrem não precisam tomar qualquer medicamento para tratá-la. No entanto, devemos lembrar que com o tratamento adequado a doença é curável.

Finalmente, devemos lembrar que o objetivo do tratamento é controlar a crise aguda e prevenir a cronicidade da doença e suas complicações.

Associações espanholas

  • Espanhol Reumatologia League (Lire)
  • Sociedade Espanhola de Reumatologia (SER)

Especialistas em gota

Encontre um especialista em Gota na sua cidade:
André Luiz Kihatiro Nakagaki

André Luiz Kihatiro Nakagaki

Reumatologista

Feira de Santana

Patricia Fontes de Santana Ferreira

Patricia Fontes de Santana Ferreira

Reumatologista

Aracaju

Renato Smith Davoli

Renato Smith Davoli

Reumatologista

Erechim

Laila Poubel Boechat de Castro

Laila Poubel Boechat de Castro

Reumatologista

Itaperuna

Davi da Costa Furtado

Davi da Costa Furtado

Reumatologista

Nova Friburgo

Sergio Eduardo Arone filho

Sergio Eduardo Arone filho

Reumatologista

Bauru

Perguntas sobre Gota

Nossos especialistas responderam a 144 perguntas sobre Gota

Dr. Fabio Kullock
Dr. Fabio Kullock
Reumatologista
Rio de Janeiro
Olá o Tramadol geralmente alivia parcialmente a dor da gota. O tratamento da crise da gota deve ser feito com anti-inflamatórios, mas deve-se procurar auxílio médico para avaliar o tratamento…
2 respostas

Dra. Melina Dias
Dra. Melina Dias
Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Idealmente leite desnatado, assim como os demais derivados do leite (iogurte, requeijão). Para atingir melhores resultados no controle da hiperuricemia, é importante conversar a respeito de outros…
1 respostas

Dra. Fabiana Britto Goulart
Dra. Fabiana Britto Goulart
Reumatologista
Belo Horizonte
O suco de laranja tem muitos benefícios mas não interfere no nível sérico de ácido úrico .
1 respostas

Especialistas falam sobre Gota

Todas as pessoas tem ácido úrico em seu organismo. Aquelas, entretanto, geneticamente predispostas, expostas a determinados fatores do ambiente (p. ex - consumo de álcool, ingestão de alimentos ricos em ácido úrico) e que tenham esse cristal em excesso no organismo é que desenvolverão a Gota. A doença é marcada por ataques agudos e muito dolorosos de artrites que, geralmente, interessam os pés, sobretudo a articulação do "dedão do pé". Sem tratamento adequado, os ataques ficarão mais frequentes e acometerão mais articulações em um mesmo ataque agudo da doença. Sem tratamento, destruição articular poderá acontecer. Procure o reumatologista para saber mais sobre a doença e seu tratamento.

Doença onde ocorre acumulo de acido úrico no sangue e , por consequência, em outras regiões do corpo. Geralmente, acomete homens e se apresenta inicialmente por uma crise forte de inflamação que geralmente afeta o dedo do pé, ou tornozelo, ou joelho. Mas raramente a parte de cima do corpo. Essas crises costumam pegar apenas uma articulação po vez, com duração de cerca de 7 a 15 dias. Com o tempo, se não tratada, essas crise passa a ser cada vez mais freqüentes e afetar cada vez mais regiões do corpo. Na fase mais grave, acaba ocorrendo acumulo do acido úrico, chamado de tofo. Geralmente encontrado em cotovelos. Para tratamento existem remédios e deve ser diminuído a ingestão de proteínas.

Alexandre Geranutti Serafim

Médico clínico geral, Reumatologista

Sorocaba

Agendar uma visita

????????Gota é um tipo de artrite que ocorre quando o ácido úrico se acumula no sangue e causa inflamação nas articulações. ???????? Quando essa substância se acumula em forma de cristais nas articulações, causam inchaço e inflamação. ???????? Há registros dessa doença desde muitos séculos antes de Cristo, época em que era conhecida como “enfermidade dos patrícios”. Houve uma epidemia de gota na Roma Antiga e Inglaterra Vitoriana entre os séculos XVII e XIX. ???????? Fatores de risco: Histórico familiar, Sexo masculino, Ingestão excessiva de álcool, hipertensão, diabetes, obesidade. ????????Sintomas: Dor intensa nas articulações, Inflamação e vermelhidão na região das articulações.

Adriana Guimarães De Farias

Reumatologista

Porto Velho


Gota é um reumatismo caracterizado pela elevação de ácido úrico no sangue e crises de artrite aguda extremamente dolorosas, geralmente nos pés, tornozelos ou joelhos. É mais comum em homens a partir dos 25 anos. Tem estreita relação com diabetes, hipertensão, colesterol alto. Isso representa aumento da chance de outras doenças como derrame e infarto. Outro risco para hiperuricemia é desenvolver cálculos renais de ácido úrico ou até insuficiência renal. O tratamento existente atualmente é bastante eficiente, tanto no tratamento das crises de artrite quanto na prevenção das mesmas.

Otávio Augusto Gomes Da Paz

Internista, Reumatologista

Belém


A gota é uma doença causada pelo excesso de ácido úrico no organismo, que leva à formação e o acúmulo de cristais nas articulações, e gera episódios repentinos de fortes dores que afetam, na maioria dos casos, o dedão. É a principal causa de artrite crônica e seu tratamento é baseado no controle da alimentação e no uso de medicação anti-inflamatória. Não é uma patologia contagiosa, mas é fundamental fazer acompanhamento médico para evitar a volta das crises de gota e deformação articular.

Osmel Jesus Gonzalez Mayol

Reumatologista

Caruaru


Gota é uma doença que ocorre pelo acúmulo excessivo de ácido úrico no organismo, levando à sua deposição em diferentes tecidos. Ao se precipitar nas articulações, os cristais de ácido úrico causam uma artrite muito aguda. O tratamento inclui prevenção de novas crises e redução dos níveis de ácido úrico no sangue.

Verônica Mello Maia

Médico clínico geral, Reumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Doença inflamatória que acomete articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal,nem todas as pessoas que estiverem com a taxa de ácido úrico elevada desenvolverão a gota. A maioria são homens entre 40 e 50 anos e, principalmente com sobrepeso ou obesos, vida sedentária e etilista. Caracterizada por ataques recorrentes de dor articular, sobretudo no dedão,freqüentemente durante a madrugada e é intensa o suficiente para despertar o paciente. O diagnóstico é pela história clínica e exames laboratoriais. Não há cura definitiva para a gota. Tratamento visa diminuir a dor e inflamação nas crises agudas e correção da hiperuricemia subjacente.

Melissa Nobrega

Reumatologista

Sorocaba

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Gota?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.