Tenho transtorno de ansiedade, tô prestes a iniciar um tratamento com medicamento, minha dúvida é

9 respostas
Tenho transtorno de ansiedade, tô prestes a iniciar um tratamento com medicamento, minha dúvida é sobre engravidar tomando antidepressivo. Li sobre e não é aconselhável. Quero iniciar o tratamento mas não queria que uma coisa impedisse a outra. Tem algum medicamento que possa usar sem preocupação?
Pelo que entendi você está planejando a gravidez. Neste caso, você pode iniciar a compensação medicamentosa, conforme orientação de seu médico. Explique ao seu psiquiatra que pretende engravidar e quais serão as alternativas. Não faça alteração na medicação ou posologia sem o acompanhamento médico. Aconselho a buscar ajuda psicoterápica para ajuste e minimização dos sintomas.
Grande abraço

Olá. Teu transtorno de ansiedade foi diagnosticado? Passou com um psiquiatra que te indicou essa medicação? De qualquer forma, o médico psiquiatra é o médico indicado para prescrever e sugerir alterações em caso de gravidez. Destaco ainda que é o ideal é que vc , além da medicação, fizesse psicoterapia. O remédio te ajustaria bioquimicamente e a terapia para " ajudar a pensar mais funcionalmente". Sugiro abordagens comportamentais que costumam ser mais eficazes em relação à transtornos ansiosos.
"A ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como o são umas poucas palavras boas". Acrescento à famosa e popular frase de Freud o quesito efeito colateral e contra-indicação. Ou seja, não há efeito colateral e contra-indicação quando estamos falando de um bom tratamento psicoterápico. Os medicamentos agem nos sintomas físicos, enquanto a psicoterapia buscará agir nas causas que os produzem. Desse modo, a psicoterapia será a oportunidade de atender sua demanda integralmente. Além da remissão dos sintomas físicos, a psicoterapia tem efeito a longo prazo, funcionando também como profilático. Vale refletir por que você está sofrendo crises de ansiedade justo nesse momento em que busca algo tão importante para a sua vida. Entender isso e a relação com sua história de vida é parte fundamental do processo. Procure um psicólogo de confiança. Espero ter ajudado e coloco-me à disposição. Abraços!
Bom Dia! Inicialmente é necessário fazer um diagnóstico Numa consulta com um Psiquiatra. Quanto a gravidez e a ansiedade, existem medicaçoes Que podem ser utilizadas durante a gravidez.
Olá,
Sugiro que você converse com seu médico, primeiramente, se ele é de sua confiança, certamente é a pessoa indicada para orientá-la, quanto ao uso da medicação, uma vez, que tem planos de engravidar.
Paralelamente, seria interessante buscar o tratamento psicoterápico, para ajudar nesta nova etapa que está desejando para sua vida. Abraços!
Existem mais de uma possibilidade de se conciliar a gestação com tratamentos farmacológicos para ansiedade.

Há medicamentos seguros para usar durante a gravidez e também existe a possibilidade de se suspender temporariamente as medicações e intensificar a frequência de psicoterapia (seja qual for a modalidade escolhida) durante a gestação e a amamentação.

Cabe lembrar que uma boa e prolongada psicoterapia é a melhor forma de teres chance de vir a não precisar mais de tratamento medicamentoso para ansiedade.

Consulte com um psiquiatra caso decidas pelo tratamento exclusivamente farmacológico. Evite se automedicar.

Att.
O melhor é conversar com seu psiquiatra sobre seu desejo de ser mãe para q ele lhe dê medicações compatíveis com seu momento. Além disso como os colegas já comentaram é interessante buscar um processo terapêutico, que irá trabalhar as causas da sua ansiedade e não apenas os sintomas como medicação. Acompanho muitas mães e o período de pós parte gera diversas mudanças tanto hormonais como de dinâmica familiar. Como já existe um caso de ansiedade seria bem legal um acompanhamento que te ajude a lidar com seu novo papel de mãe, as transformações na vida sexual e na relação com seu bebê. Boa sorte na sua busca pela maternidade, estou a disposição.
Olá, é de suma importância relatar o que pretende (como uma gravidez) e relatar os problemas dr saude que tem e que ja teve ao médico assim ele consegue passar a medicação mais adequada. Outra questão importante como você foi diagnosticada? E talvez o método menos invasivo (que não faz uso de intervenção medicamentosa) seria a psicoterapia que pode trabalhar a sua questão de ansiedade.
Olá, boa tarde. Um psiquiatra poderá lhe orientar diretamente nessa sua dúvida, e um psiclógo poderá lhe ajudar nesse momento. Além de algumas outras terapias alternativas que podem lhe ajudar a relaxar com seus pensamentos e lhe preparar para esse momento tão importante.