Tenho transtorno de ansiedade, tô prestes a iniciar um tratamento com medicamento, minha dúvida é

9 respostas
Tenho transtorno de ansiedade, tô prestes a iniciar um tratamento com medicamento, minha dúvida é sobre engravidar tomando antidepressivo. Li sobre e não é aconselhável. Quero iniciar o tratamento mas não queria que uma coisa impedisse a outra. Tem algum medicamento que possa usar sem preocupação?
Pelo que entendi você está planejando a gravidez. Neste caso, você pode iniciar a compensação medicamentosa, conforme orientação de seu médico. Explique ao seu psiquiatra que pretende engravidar e quais serão as alternativas. Não faça alteração na medicação ou posologia sem o acompanhamento médico. Aconselho a buscar ajuda psicoterápica para ajuste e minimização dos sintomas.
Grande abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Teu transtorno de ansiedade foi diagnosticado? Passou com um psiquiatra que te indicou essa medicação? De qualquer forma, o médico psiquiatra é o médico indicado para prescrever e sugerir alterações em caso de gravidez. Destaco ainda que é o ideal é que vc , além da medicação, fizesse psicoterapia. O remédio te ajustaria bioquimicamente e a terapia para " ajudar a pensar mais funcionalmente". Sugiro abordagens comportamentais que costumam ser mais eficazes em relação à transtornos ansiosos.
"A ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como o são umas poucas palavras boas". Acrescento à famosa e popular frase de Freud o quesito efeito colateral e contra-indicação. Ou seja, não há efeito colateral e contra-indicação quando estamos falando de um bom tratamento psicoterápico. Os medicamentos agem nos sintomas físicos, enquanto a psicoterapia buscará agir nas causas que os produzem. Desse modo, a psicoterapia será a oportunidade de atender sua demanda integralmente. Além da remissão dos sintomas físicos, a psicoterapia tem efeito a longo prazo, funcionando também como profilático. Vale refletir por que você está sofrendo crises de ansiedade justo nesse momento em que busca algo tão importante para a sua vida. Entender isso e a relação com sua história de vida é parte fundamental do processo. Procure um psicólogo de confiança. Espero ter ajudado e coloco-me à disposição. Abraços!
Bom Dia! Inicialmente é necessário fazer um diagnóstico Numa consulta com um Psiquiatra. Quanto a gravidez e a ansiedade, existem medicaçoes Que podem ser utilizadas durante a gravidez.
Olá,
Sugiro que você converse com seu médico, primeiramente, se ele é de sua confiança, certamente é a pessoa indicada para orientá-la, quanto ao uso da medicação, uma vez, que tem planos de engravidar.
Paralelamente, seria interessante buscar o tratamento psicoterápico, para ajudar nesta nova etapa que está desejando para sua vida. Abraços!
Existem mais de uma possibilidade de se conciliar a gestação com tratamentos farmacológicos para ansiedade.

Há medicamentos seguros para usar durante a gravidez e também existe a possibilidade de se suspender temporariamente as medicações e intensificar a frequência de psicoterapia (seja qual for a modalidade escolhida) durante a gestação e a amamentação.

Cabe lembrar que uma boa e prolongada psicoterapia é a melhor forma de teres chance de vir a não precisar mais de tratamento medicamentoso para ansiedade.

Consulte com um psiquiatra caso decidas pelo tratamento exclusivamente farmacológico. Evite se automedicar.

Att.
O melhor é conversar com seu psiquiatra sobre seu desejo de ser mãe para q ele lhe dê medicações compatíveis com seu momento. Além disso como os colegas já comentaram é interessante buscar um processo terapêutico, que irá trabalhar as causas da sua ansiedade e não apenas os sintomas como medicação. Acompanho muitas mães e o período de pós parte gera diversas mudanças tanto hormonais como de dinâmica familiar. Como já existe um caso de ansiedade seria bem legal um acompanhamento que te ajude a lidar com seu novo papel de mãe, as transformações na vida sexual e na relação com seu bebê. Boa sorte na sua busca pela maternidade, estou a disposição.
Olá, é de suma importância relatar o que pretende (como uma gravidez) e relatar os problemas dr saude que tem e que ja teve ao médico assim ele consegue passar a medicação mais adequada. Outra questão importante como você foi diagnosticada? E talvez o método menos invasivo (que não faz uso de intervenção medicamentosa) seria a psicoterapia que pode trabalhar a sua questão de ansiedade.
Olá, boa tarde. Um psiquiatra poderá lhe orientar diretamente nessa sua dúvida, e um psiclógo poderá lhe ajudar nesse momento. Além de algumas outras terapias alternativas que podem lhe ajudar a relaxar com seus pensamentos e lhe preparar para esse momento tão importante.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 993 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.