Uma pessoa tem controle se ela vai ou não ser influenciada pelos pais e por outras pessoas durante toda

9 respostas
Uma pessoa tem controle se ela vai ou não ser influenciada pelos pais e por outras pessoas durante toda a sua vida?
Você deverá ter auto controle de si próprio ampliando seu nível de consciência. Procure não controlar as pessoas nem deixar ser controlado, tenha bastante equilíbrio para conduzir sua vida de forma saudável e com qualidade de vida.
Respeite o outro para ser respeitado!
Atenciosamente!
Monica Araújo.

Estruturar a própria personalidade é fruto de todas as influencias que recebemos na vida, portanto, a vida toda podemos ( e devemos ) mudar nossas atitudes para que haja a plena evolução humana. Não devemos ou podemos ser radicais, mas a crítica é bem vinda.
abraço
Armando.
Olá....
Os pais certamente são influências para os filhos. Quando criança estes são referências e nos espelhamos neles. Além disso, a criança absorve todo ambiente, tudo aquilo que é ensinado ou não. Por isso se tornam influencia assim como aqueles que convivemos.
A análise possibilita entrar em contato com sua história de vida e compreender comportamentos atuais, e certamente será mais assertiva em suas próprias escolhas........
Procure a terapia individual, será importante para compreender ainda mais sobre influencias, e se estas te possibilitam ser você mesma.
Abraço querido!!!!
Sua pergunta resumida quer dizer se pode libertar-se de influências. Pois bem, podemos nos tornar mais conscientes, mas mesmo assim estamos sempre influenciando e sendo influenciados pelo meio. Pode se libertar-se de alguma influência indesejada dos pais, dos amigos, chefes, etc. É necessário, então, investir na ampliação da consciência. No entanto, tem memórias não implícitas, inconscientes, que influenciam também. Por isso, a abordagem EMDR revoluciona porque trabalha dessensibilzando memórias indesejáveis e ao mesmo criando possibilidades de tornar mais positivas e controláveis as crenças sobre si mesmo, libertando-se de algum pensamento sabotador que prende e que tira a liberdade de escolha.
As primeiras influências que sofremos são dos familiares e da escola. No decorrer da nossa vida sofreremos outras influências, mas cabe a nós, o quanto vamos ser influenciadas ou não.
Estou de acordo com meus colegas, acho importante ressaltar que a estruturação psicológica é uma via de mão dupla, ou seja, somos influenciados sim, mas não de forma tão direta: somos influenciados pelo que permitimos nos influenciar. Desta forma, nossa personalidade irá adaptando nossas próprias versões das influencias que recebemos. É muito difícil determinar como exatamente a influência irá se apresentar... mas a brincadeira de que "a laranja não cai longe do pé" é de cera forma válida, mas não decisiva!
Olá, os pais e familiares são os nossos primeiros modelos de como reagir ao mundo. Já desde muito cedo aprendemos com eles, por observação, vivência e tentativa-erro, formas de comportamentos e expressão de emoções.
À medida que crescemos, pode ser que percebemos alguns de nossos comportamentos aprendidos ineficientes para conseguir o que queremos, alguns já não fazem mais sentido com as decisões que tomamos, então vamos percebendo também necessidade de mudá-los. Passamos a admirar outras pessoas além dos parentais e os nossos modelos vão mudando de acordo com as nossas novas vivências e aprendizados.
Quando a gente conhece o nosso modo de funcionar e também de onde a gente aprendeu, podemos modifica-lo se já não é mais tão eficiente. Então, poderemos escolher o que vamos copiar e o que vamos ignorar, desenvolvendo então autonomia para gerir nossas atitudes, comportamentos, decisões, e mudanças, enfim, nossa vida.
Os pais, geralmente, são as primeiras influências que cada indivíduo recebe na formação de sua personalidade desde que, obviamente, conviva com eles desde a infância inicial. Durante a infância, os referenciais costumam ser os cuidadores diretos: pais, familiares próximos, educadores. Dificilmente, o indivíduo escapará dessas influências na formação de seus valores morais. Porém, o conjunto da personalidade é algo mais abrangente e depende de um número maior de vivências individuais, fatores genéticos e ambientais sobre as quais dificilmente terá qualquer controle.
É importante ressaltar que a construção da identidade humana e seus valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais, principalmente na convivência diária com os familiares, porém no decorrer do processo, todos nós sentimos a necessidade de estarmos no controle das situações de nossas vidas, principalmente os que afetam o nosso bem estar, nossos objetivos e nossos ideias.Durante todo o nosso curso de vida, da infância até a velhice estão presentes o exercício da autonomia, a condição de dependência e independência.Faça uma auto análise e perceba se essa questão está oferecendo um certo desconforto por questões de insegurança própria ou se realmente você está se auto sabotando.