Transtornos da personalidade - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - transtornos da personalidade

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas sobre Transtornos da personalidade

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Transtornos da personalidade

Olá, não necessariamente existe uma abordagem melhor para se trabalhar o transtorno narcisista, isso porque quando vamos trabalhar o transtorno narcisista, precisamos trabalhar a história como…

Bom dia. Para avaliação do transtorno de personalidade narcisista você pode procurar um psicólogo que faça avaliação psicológica. Hoje o termo narcisista está sendo usado erroneamente por muitas…

Olá! Existem alguns tipos de camisinhas que você pode se adaptar melhor. Porém, se não rasgou e teve algum escape de semem não há baixa na eficácia.

Especialistas falam sobre Transtornos da personalidade

Na Personalidade Dependente a maior parte dos pensamentos da pessoa são irreais e quase sempre emocionais. Precisamos buscar manter um equilíbrio entre o lado racional e emocional isso poderá ajudá-lo em decisões para atender aos seus desejos, seria um bom caminho para a melhora dos quadros de ansiedade e depressão. Em casos de personalidade dependente, deve-se trabalhar a autoconfiança, o apego excessivo, a reestruturação mental de modo que se torne mais adaptado para viver. Trabalhar a autonomia e melhora nas decisões é um bom passo para se adequar e aprender a ser resiliente com as frustrações.

Cleunice Paez Borges

Psicólogo

São Paulo


Os sinais e sintomas variam muito de acordo com o tipo de transtorno de personalidade. No entanto, todos eles têm alguns pontos em comum. Em geral, os transtornos de personalidade constituem um padrão de sentimentos, pensamentos e comportamentos que não se adaptam a situações diversas. Esse padrão geralmente começa na adolescência e pode causar inúmeros problemas em situações sociais e profissionais. Esses distúrbios comprometem seriamente a qualidade de vida dos pacientes, que sentem enorme dificuldade em adaptar-se a determinadas situações e que, por isso, causam sofrimento e incômodo a eles próprios e aos que estão por perto.

Betânia Tassis

Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Pessoas com Transtorno de Personalidade tem muitas dificuldades de relacionamento e problemas em quase todas áreas de vida. O principal tratamento é a psicoterapia. Por meio de um relacionamento de confiança com o terapeuta, aos poucos, aprende-se a observar qual o seu papel nos problemas que acontecem. Pode ser difícil, no início, sair do papel de vítima, diminuir a impulsividade, a agressividade , a dramaticidade, o narcisismo ou a falta de empatia. O próprio relacionamento terapêutico pode ser um grande "laboratório" onde se experimenta e se aprende novas formas de se relacionar, a construir novas crenças, a regular emoções intensas e a agir conforme seus valores.

Fábio Fonseca

Psiquiatra

Campinas


Um padrão persistente de vivência íntima ou comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é invasivo e inflexível, tem seu inicio na adolescência ou começo da idade adulta, é estável ao longo do tempo e provoca sofrimento ou prejuízo.

Táila Menegate

Psicólogo

Niterói


No tratamento psiquiátrico precisamos ajudar em duas partes: na parte química da doença onde entra a medicação adequada que promove um equilíbrio nas substâncias cerebrais; e na parte que envolve a personalidade da pessoa, pois as manifestações de cada doença depende de como cada ser humano é. Aqui entra ajudar a pessoa a lidar melhor com as frustrações, entender melhor suas próprias limitações e a forma de enxergar o mundo. Só assim teremos um tratamento completo e eficaz. As pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental precisam e muito de compreensão, ajuda e respeito! A melhor forma de ajudar é oferecendo apoio! 1 pessoa a cada 4 precisará de ajuda psiquiátrica em algum momento.

Vanessa Leal

Psiquiatra

Florianópolis


Existem diversos transtornos de personalidade, qualquer transtorno de personalidade é difícil o diagnóstico, muitas vezes o paciente já teve diversos outros diagnósticos anteriores para outras síndromes/transtornos. Após o diagnóstico é preciso ajudar o paciente a superar e viver normalmente. A depender do nível do transtorno, é preciso ajuda psiquiátrica em paralelo.

Ana Célia Rocha Costa

Psicólogo, Psicanalista

Salvador

Agendar uma visita

Um dos maiores problemas que incomoda, tanto a psicologia e a psiquiatria, é o diagnostico diferencial , principalmente quando se considera o paciente com a patologia de caráter borderline. Segundo Kernberg, 1995, as condições borderline devem ser diferenciadas, de um lado, das neuroses e patologias de caráter neurótico e, de outro, das psicoses, em particular da esquizofrenia e dos transtornos afetivos maiores. As abordagens de descritivas ao diagnostico, que se concentra em sintomas e no comportamento observável, quanto a genética, que enfatiza o transtorno mental nos parentes biológicos do paciente, separadas ou em conjunto, não se mostraram suficientemente precisas.

Paulo Magnani

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Quais profissionais tratam Transtornos da personalidade?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.