Artigos 25 março 2024

Como prevenir o câncer de próstata: tudo sobre a prevenção da doença

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Chegou o Novembro Azul, mês de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, assim como conscientização aos cuidados com a saúde do homem.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, atrás apenas do câncer de pele. A doença atinge cerca de 60 mil homens por ano. Somente na cidade de São Paulo, 9 homens em cada 10 mil possuem a doença.

Mesmo com números tão altos, a falta de prevenção ainda persiste: 49% dos homens nunca realizaram o exame de toque retal, uma das medidas mais importantes para a detecção precoce da doença.

E o preconceito é uma das principais razões para esse baixo índice. Quase 1 em cada 4 homens (24%) não faz o exame por considerá-lo pouco “másculo”. Como resultado, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em função do câncer de próstata.

Neste post, explicamos o que é a próstata, como surge o câncer, quais são os fatores de risco e os principais sintomas e exames para detecção da doença. Acompanhe!

O que é a próstata

A próstata é uma glândula que integra o sistema reprodutor masculino e está localizada embaixo da bexiga e logo à frente do reto. Ela é responsável pela produção e armazenamento de parte do líquido seminal, fluido que compõe boa parte do sêmen, protegendo e nutrindo os espermatozoides.

O tamanho da glândula pode variar de acordo com a idade. Quando a próstata está saudável e em indivíduos mais jovens, seu tamanho se assemelha a uma noz. Já em homens mais velhos pode ser muito maior, sobretudo após os 40 anos, quando ela se torna mais sensível à testosterona.

Como surge o câncer de próstata

O câncer de próstata ocorre em função de mutações no DNA das células que formam o órgão, fazendo com que elas se reproduzam de maneira desordenada e anormal. Não há uma causa exata para o surgimento do câncer de próstata, mas existem fatores de risco que podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Pessoas com maior tendência de desenvolvimento e idade

Existem dois grupos que apresentam maior tendência ao surgimento do câncer de próstata: obesos e pessoas que têm histórico familiar da doença, especialmente em parentes de primeiro grau (pai ou irmãos). Sabe-se também que o tumor é mais comum em homens com mais de 50 anos de idade e em negros. Por outro lado, a doença é pouco comum em homens de origem asiática.

Outros fatores de risco incluem disfunções hormonais, tabagismo, presença de doenças sexualmente transmissíveis e sedentarismo. Além disso, há relação entre níveis elevados de colesterol e o surgimento do câncer de próstata, o que coloca os hábitos alimentares do homem como outro fator de risco em potencial, especialmente as dietas ricas em gordura.

Prevenção

A manutenção de hábitos saudáveis de vida ainda é a melhor forma de prevenção contra o câncer de próstata. É importante contar com uma dieta regrada e bem balanceada, que inclua a ingestão de frutas, verduras, legumes, sementes e cereais integrais, além de optar por alimentos com menor teor de gordura, reduzindo o consumo de carne vermelha e outras gorduras de origem animal.

A realização de exercícios físicos frequentes também é recomendada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece um mínimo de 150 minutos por semana de atividade física em intensidade moderada ou 75 minutos de atividade intensa. Outras medidas de prevenção à doença envolvem controle de peso, redução do consumo de álcool e a suspensão do hábito de fumar.

Por fim, existe uma série de exames que podem ser feitos para auxiliar na prevenção e no diagnóstico precoce do tumor. É indicado que, após os 50 anos, o homem faça os exames ao menos uma vez por ano. Em casos de histórico familiar da doença, o ideal é que o acompanhamento seja feito a partir dos 40.

Leia mais: Como é feito o diagnóstico de câncer e sua importância

Sintomas

Na maioria dos casos, o câncer de próstata se desenvolve lentamente e, nas fases iniciais, não causa sintomas, mesmo em pessoas aparentemente saudáveis.

Os sinais começam a aparecer quando a doença se encontra em estágio mais avançado, entre eles:

  • Aumento da vontade de urinar, especialmente durante a noite;
  • Dificuldade de urinar;
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen;
  • Sensação de ardor ao urinar ou ao ejacular;
  • Sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar.

Em casos graves e bastante avançados, outros sintomas podem aparecer, tais como:

  • Dor óssea na região das costas;
  • Infecções;
  • Insuficiência renal.

Exames para prevenção e diagnóstico

Os principais exames para detecção do câncer de próstata são:

  • Biópsia: exame que retira um minúsculo pedaço da próstata para avaliar possíveis alterações, como a presença de câncer;
  • Exame de urina: feito para verificar a presença de sangue na urina ou de microorganismos que podem indicar alguma infecção.
  • Medição de jato de urina: teste de fluxometria para avaliar a força e a quantidade de urina expelida. Esse exame é feito pois alterações na próstata podem tornar a micção mais lenta e fraca;
  • PSA: exame que mede os níveis do hormônio PSA no sangue. Resultados considerados normais apontam valores menores que 4 ng/ml. Índices mais elevados podem indicar a presença de câncer ou inflamação na próstata;
  • Toque retal: também chamado de toque prostático, consiste em uma avaliação física em que o médico analisa o tamanho e a textura da próstata. Quando algum processo de inflamação ou tumoração ocorre, a próstata torna-se mais dura e aumentada. Vale apontar que o processo é rápido e dura menos de 1 minuto;
  • Ultrassonografia: exame para avaliar o tamanho da próstata e identificar possíveis alterações estruturais. (agende online sua ultrassonografia de próstata via abdominal);
  • Ressonância magnética: o método de diagnóstico por imagem pode ser muito eficaz para avaliar a necessidade de biópsia, sendo capaz de diferenciar melhor os cânceres agressivos, e até servir como um guia durante a biópsia (agende online sua ressonância magnética da próstata ou ressonância multiparamétrica da próstata).

Leia mais: Principais tipos de exames de imagem: usos, indicações e cuidados

A prevenção é a melhor saída para evitar complicações com o câncer de próstata. Por meio dos exames de rotina, é possível realizar o diagnóstico precoce da doença, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de remissão e cura. Procure um médico especialista para orientações mais detalhadas e marque seus exames com praticidade e agilidade na Doctoralia:

Não perca mais tempo, previna-se!

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.