Artigos 07 fevereiro 2024

Suplementos nutricionais, quando podem ser necessários?

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

A melhor forma de obter todos os nutrientes que precisamos é comer alimentos saudáveis de forma variada, equilibrada e suficiente, no entanto, nem sempre conseguimos ingestões adequadas de todos os nutrientes. Os suplementos nutricionais são compostos formulados para complementar nossa dieta, fornecendo os nutrientes insuficientes ou ausentes em nossa alimentação diária. Os profissionais de saúde devem ser responsáveis por recomendar suplementos nutricionais para suprir essas necessidades.

Descrição e usos

Com pequenas diferenças na formulação e formas de comercialização (cápsulas, líquidos, pós, gomas ou barras), na maioria dos casos são projetados para suprir uma deficiência, ou seja, fornecer uma substância que nosso organismo não pode obter de uma alimentação adequada, produzir naturalmente ou que não o faz em quantidades suficientes. Suplementos não são medicamentos, portanto, não podem ser usados para curar ou tratar uma doença, sendo usados para adicionar nutrientes à dieta ou reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde, nunca para substituir uma dieta saudável. Sendo produtos de venda livre, muitas pessoas começam a tomar suplementos obtendo informações por meio de familiares, amigos ou internet, sem avaliação e conselho de um profissional de saúde devidamente treinado.

Suplementos mais utilizados

  • Multivitamínicos: são os suplementos mais consumidos. Eles contêm uma variedade de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento adequado do corpo. Sua superdosagem não está isenta de riscos. Ácido fólico, usado para prevenir defeitos do tubo neural (espinha bífida) na gravidez.
    Vitamina D: podemos produzir vitamina D suficiente se nos expusermos ao sol por 15 a 30 minutos várias vezes por semana, no entanto, em pessoas idosas, isso pode não ser possível. Importante para o sistema imunológico e saúde óssea.
  • Cálcio: juntamente com a vitamina D, ajuda a manter os ossos fortes e prevenir a osteoporose. Encontrado principalmente no leite e produtos lácteos, existem também alimentos enriquecidos com cálcio. Também pode ser útil na hipertensão.
  • Cafeína: muito usada para melhorar o desempenho esportivo.
  • Ferro: muito útil para prevenir deficiências e em estados de deficiência (anemia).
  • Vitamina B12: essencial para a função nervosa e produção de glóbulos vermelhos. Muito importante em vegetarianos ou veganos, sua fonte é principalmente animal.
  • Condroitina e glucosamina: usadas em problemas articulares como osteoartrite.
    Ácidos graxos essenciais, benéficos para a saúde do coração, articulações e cérebro.
  • Proteínas em pó: de origem vegetal ou animal, usadas para aumentar a ingestão de proteínas em pessoas com necessidades especiais e atletas. Seu consumo é muito comum entre pessoas que realizam atividade física intensa, podendo ser excessivo.
  • Probióticos: contêm bactérias benéficas para o intestino, que podem melhorar a saúde digestiva. Úteis na desidratação após diarreia aguda ou uso de antibióticos.

Outros usos ainda estão sendo estudados.

  • Coenzima Q10: ajuda na produção de energia nas células e pode ter efeitos antioxidantes. Produtos usados em dietas muito baixas em calorias para perda de peso. Deve ser controlado obrigatoriamente por um médico, pois não estão isentos de riscos.
  • Magnésio: estabilizador do humor, usado em situações de estresse, fadiga e constipação. Poderíamos citar muitos outros como colágeno, ginseng, equinácea, geleia real, levedura de cerveja… Qualquer um deles pode ser benéfico em determinadas situações, mas além de aconselhamento de um profissional ao tomá-los, devemos ter em mente que “seu uso pode ser útil, mas o abuso é quase certamente prejudicial”.

Recomendações

Não os use para substituir uma dieta equilibrada. Se você vai tomar suplementos, pergunte ao seu médico se realmente precisa deles e, se necessário, deixe-se orientar por um profissional especializado. Lembre-se de que eles têm efeitos adversos e verifique se podem ser tomados com sua medicação. Informe ao seu médico sobre os suplementos que está tomando, especialmente se estiver grávida, tomando anticoagulantes, tiver problemas hepáticos ou renais, forem para crianças…

Lembre-se de que um suplemento que pode ajudar seu vizinho, amigo ou familiar pode não ser bom para você. Informe-se, avaliando a fonte de informação. Antes de comprar suplementos, certifique-se de que os necessita e que vêm de laboratórios certificados. Lembre-se de que nem todos os suplementos servem para tudo, nem são para todos. Tudo que parece ser bom demais e útil para tudo geralmente é falso. Sempre a melhor pessoa para nos orientar sobre algo é um especialista no assunto e, neste caso, seria um nutricionista especializado em suplementação nutricional.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.