• Inicio
  • Psicologia
  • Técnicas de relaxamento que podem ser utilizadas para melhorar os sintomas da ansiedade
Artigos 15 setembro 2023

Técnicas de relaxamento que podem ser utilizadas para melhorar os sintomas da ansiedade

Juliana Sodré Psicólogo
Juliana Sodré
Psicólogo

Em meio à rotina da vida moderna, a ansiedade tornou-se uma companheira constante para muitos de nós. Pressões do trabalho, relacionamentos, preocupações financeiras e desafios diários podem gerar sentimentos avassaladores de apreensão e estresse. No entanto, uma boa notícia é que existe um arsenal de técnicas eficazes e práticas de relaxamento ao nosso alcance, capazes de ajudar a acalmar as águas turbulentas da ansiedade.

Nesta perspectiva, mergulharemos nas águas tranquilas do autoconhecimento e das estratégias comprovadas que podem ser utilizadas para restaurar a paz interior, promover a saúde mental e permitir que cada um de nós enfrente os desafios da vida com serenidade e equilíbrio. Existem várias técnicas de relaxamento que podem ajudar a melhorar os sintomas da ansiedade.

mulher sentada sofá mãos cabeça Diversas técnicas podem ajudar a melhorar a saúde mental

Técnicas que podem auxiliar no controle dos sintomas da ansiedade

Respiração: Praticar exercícios respiratórios pode acalmar o sistema nervoso. Na prática, este tipo de técnica pode ajudar muito, principalmente em casos de crises. Inspire lentamente pelo nariz contando até quatro, segure a respiração por quatro segundos e expire lentamente pela boca contando até quatro. Repita isso algumas vezes.

Meditação: A meditação envolve focar a mente em um objeto ou pensamento para acalmar a mente e reduzir o estresse. Deve-se começar aos poucos, com 10 a 15 minutos de meditação por dia, e ir aumentando conforme for melhorando a concentração. Durante a meditação esvazie sua mente e se concentrar apenas em boas energias, por fim, agradeça pelas coisas boas que passou ao longo do dia.

Yoga: A prática regular de yoga oferece vários benefícios para o corpo, a mente e o bem-estar geral. Melhora a postura, a respiração, a concentração, oxigena melhor o cérebro, devido a melhora da circulação sanguínea, estimula o sono e consequentemente diminui o estado de alerta que é comum em pessoas ansiosas.

Exercício Físico: Invista em exercícios físicos diariamente, eles podem ajudar em dois aspectos. O primeiro é que eles nos distraem, fazendo com que nossa mente esteja naquele momento, vivendo o presente. Outro aspecto que eles nos ajudam nessa melhora são agindo na produção de hormônios cerebrais que melhoram as sinapses nervosas e consequentemente, diminuindo os sintomas ansiosos.

Arteterapia: Muitas vezes, as pessoas com ansiedade têm dificuldade em expressar suas emoções. A arteterapia fornece um meio não verbal para expressar sentimentos complexos e muitas vezes difíceis de comunicar com palavras.

Escrita Terapêutica: Escrever sobre seus sentimentos e pensamentos pode ajudar a liberar emoções e ganhar perspectiva sobre sua ansiedade. Compre um caderno e faça dele um diário, escrevendo sempre sobre como foi o seu dia e identificando quais fatores podem ter desencadeado os sintomas de ansiedade naquele momento, assim você poderá trabalhar melhor e de forma consciente os seus sentimentos positivos e negativos, evitando futuras crises.

Alimentação: Consumir uma dieta rica em alimentos naturais, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, pode fornecer nutrientes essenciais para o equilíbrio mental. Alimentos como salmão e semente de chia, podem ajudar a reduzir a inflamação cerebral e a ansiedade, pois são antioxidantes naturais.

Evitar cafeína em excesso: Reduzir o consumo de cafeína, presente em café, chá e energéticos, pode diminuir a estimulação nervosa. Se possível consumir até as 14h.

Aromaterapia: Os óleos essenciais como lavanda, camomila e bergamota têm propriedades relaxantes e podem ser usados em difusores para aliviar o estresse e a ansiedade.

Família e Amigos: Manter conexões sociais fortes com amigos e familiares pode oferecer suporte emocional fundamental durante momentos de ansiedade. Tenha sempre uma rede de apoio a qual você poderá recorrer em situações de estresse.

Evitar Procrastinação: Definir metas realistas e possíveis de serem alcançadas; divida suas tarefas em etapas menores, assim não correrá o risco de ficar sobrecarregada e desistir no meio do caminho.

Evitar Álcool e Tabaco: O álcool e o tabaco podem intensificar a ansiedade em algumas pessoas; portanto, reduzir ou evitar essas substâncias pode ser benéfico, algumas pessoas fazem uso dessas substâncias para diminuir a ansiedade, porém o efeito é passageiro e pode gerar um vício piorando o quadro de ansiedade.

Música Relaxante: Ouvir música suave e relaxante, como música clássica ou sons da natureza, pode acalmar a mente e reduzir a ansiedade. Evite ouvir sons altos e agitados, isso pode acarretar mais estresse.

Rotina de Sono: Manter uma rotina de sono consistente, indo para a cama e acordando aproximadamente na mesma hora todos os dias, ajuda a melhorar a qualidade do sono, evita insônia e fadiga no dia seguinte. O sono adequado desempenha um papel fundamental no equilíbrio emocional. Uma rotina de sono regular e de qualidade permite que o corpo e a mente se recuperem, reduzindo a ansiedade e melhorando o humor.

Evitar Estimulantes à Noite: Evite alimentos, bebidas cafeinadas e telas eletrônicas antes de dormir, uma simples atitude pode promover um sono mais repousante e reparador.

Essas estratégias não são apenas formas de aliviar os sintomas da ansiedade, mas também podem ajudar a prevenir seu desenvolvimento ou agravamento.

No entanto, é importante lembrar que a ansiedade pode ser um problema complexo e, em alguns casos, pode ser necessário o apoio de um profissional de saúde mental para um tratamento adequado, que pode incluir psicoterapia, medicação ou outras abordagens terapêuticas. O tratamento deve ser adaptado às necessidades individuais de cada pessoa.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.