Artigos 25 março 2024

Teste rápido para coronavírus: opções disponíveis e onde fazer

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Desde o mês de março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus, mais de 10 milhões de pessoas já foram infectadas em todo o mundo.

Conforme os profissionais de saúde e cientistas conhecem mais sobre o vírus, criam-se novas formas para testar a população com mais eficiência, medida que pode auxiliar as autoridades e trazer tranquilidade para as pessoas.

Neste post, conheça os diferentes tipos de teste rápido para coronavírus, saiba para quem são indicados e veja onde você pode fazer o seu. Acompanhe!

Como ocorre o processo de infecção no organismo?

A Covid-19 é uma síndrome respiratória aguda causada pelo vírus SARS-CoV-2. Quando ocorre a infecção pelo SARS-CoV-2, a carga viral no organismo da pessoa infectada aumenta rapidamente. No entanto, durante os primeiros dias, período em que acontece a incubação do vírus, o paciente segue assintomático.

O período de incubação pode levar entre 1 e 14 dias, mas ocorre em média em 5 dias. É a partir desse período que surgem os primeiros sintomas característicos da doença, como febre acima de 37,8ºC e tosse seca. Os sinais podem persistir por até 7 dias, sendo que complicações mais graves, como pneumonia, costumam aparecer entre o oitavo e nono dias.

É justamente nesse momento que o organismo reage à infecção e começa a produzir anticorpos para combater o vírus. Esses anticorpos são chamados de IgM e IgG.

Quais são os tipos de teste para coronavírus disponíveis?

Atualmente, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária reconhece a aprova dois tipos de teste: os testes imunocromatográficos e os do tipo RT-PCR.

Testes imunocromatográficos

São os testes rápidos para coronavírus, disponíveis em farmácias e drogarias de todo o País. Os testes imunocromatográficos identificam a presença dos anticorpos gerados pelo organismo para combater a infecção pelo SARS-CoV-2 (IgM e IgG).

O teste rápido não serve para diagnóstico dos pacientes, ou seja, não pode ser utilizado para descartar ou confirmar a infecção por Covid-19. O papel dos testes imunocromatográficos é unicamente apontar se a pessoa já teve ou está se recuperando da doença.

Embora não sirva para diagnosticar paciente infectados, o teste rápido para Covid-19 desempenha um papel importante no mapeamento imunológico da população. Isso permite às autoridades definir estratégias mais pontuais e acertadas para determinada comunidade.

É importante ressaltar que, para que sejam mais eficazes, os testes rápidos para coronavírus deve ser realizados pelo menos 8 dias após os inícios dos sintomas. Isso porque, para que seja capaz de detectar se a pessoa teve contato com o vírus, o teste necessita de uma grande quantidade de anticorpos. Caso o paciente seja testado antes deste período, ou seja, ainda durante a janela imunológica do vírus, as chances de falsos-negativos é grande.

Esse tipo de teste é feito com sangue, soro ou plasma dos pacientes e os resultados costumam sair entre 10 e 30 minutos.

Teste RT-PCR

O teste do tipo RT-PCR (em português, Reação em Cadeia de Polimerase com Transcrição Reversa) é capaz de identificar a presença do material genético do vírus (RNA ou antígenos) na amostra coletada de cada paciente.

Ao contrário do teste rápido para coronavírus, o RT-PCR tem função diagnóstica, sendo reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o teste definitivo para Covid-19.

Esse tipo de teste utiliza secreções respiratórias dos pacientes, da garganta ou do nariz com auxílio de swabs (cotonete). As amostras devem ser analisadas em laboratórios especializados e, por isso, a emissão do laudo pode levar alguns dias.

Quando fazer o teste e para quem é indicado?

O teste rápido (IgM/IgG) para Covid-19 é recomendado para pessoas que tenham sintomas da doença há pelo 8 dias ou que já tenham apresentado sinais no passado. Indivíduos assintomáticos, mas que tiveram contato próximo com pessoas infectadas há pelo menos 20 dias também estão aptos a serem testados.

Já o teste do tipo RT-PCR deve ser feito quando a pessoa apresentar sintomas compatíveis com os da Covid-19 ou houver a necessidade de diagnóstico da doença, como é o caso de empresas que estão retomando as atividades in loco.

Onde fazer o teste rápido?

O teste rápido para coronavírus pode ser feito em farmácias e drogarias licenciadas pela Anvisa. O exame só pode ser conduzido por profissionais devidamente habilitados e deve seguir os protocolos clínicos para a manipulação das amostras, bem como utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários.


Está precisando ou tem interesse em realizar o teste para coronavírus com qualidade e segurança nas cidades de Curitiba e São Paulo? Conte com a Doctoralia para agendá-lo rapidamente. Basta acessar o site e confirmar a data!

Reforçamos que caso você apresente os sintomas, procure imediatamente um médico e, se possível, priorize a consulta online para evitar o contágio. Agende sua consulta via telemedicina em poucos cliques acessando a página da Doctoralia, basta buscar pela especialidade de sua preferência, plano de saúde ou horários disponíveis e reservar seu horário.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.