2 gotas de Rivotril causa dependência? Tomo dia sim dia nso

5 respostas
2 gotas de Rivotril causa dependência? Tomo dia sim dia nso
Dr. Hugo Yamanoi
Psiquiatra
Araçatuba
Olá. Não há consenso sobre a dose segura de Rivotril para que não cause dependência química. Evidentemente, quanto menor a dose e frequência de tomada, menores as chances de desenvolvimento de dependência. Entretanto, a chance não é nula. Esteja sempre atento se o seu psiquiatra é reconhecido junto a Associação Brasileira de Psiquiatria e Conselho Regional de Medicina. Isso reforça a qualidade e confiabilidade da formação do profissional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Vários fatores influenciam na possibilidade de dependência de Rivotril. O uso indiscriminado, sem acompanhamento profissional e com finalidade incorreta aumenta este risco.
Olá! Mesmo em doses baixas, o uso contínuo por longo tempo de Rivotril pode causar dependência.
De qualquer forma, é importante a avaliação de um profissional de Saúde Mental para te ajudar nessa questão. Fico à disposição!
Olá, como vai você? O Clonazepam (nome comercial Rivotril) é uma medicação que pode causar dependência. Na avaliação de dependência, é fundamental levar em conta diversos fatores, como tempo de uso, dose utilizada, motivo da prescrição, questões individuais, entre outras. Por isso, recomendo que você passe por consulta para uma avaliação mais detalhada.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Tomar 2 gotas de Rivotril dia sim, dia não, por um curto período de tempo, tem baixo risco de causar dependência — especialmente se estiver sendo usado com orientação médica e por um motivo claro, como ansiedade intensa ou dificuldade para dormir.

O risco de dependência com o Rivotril geralmente aparece quando a pessoa usa todos os dias, por semanas ou meses seguidos, e começa a aumentar a dose para ter o mesmo efeito. No seu caso, usando uma dose bem baixa e de forma intercalada, o risco é bem menor.

Mesmo assim, é importante observar se você começa a sentir que "precisa" tomar para funcionar ou se fica ansiosa só de pensar em não usar. Esses sinais indicam que o corpo ou a mente já estão criando certa dependência emocional, mesmo com dose pequena.

Se for um uso pontual e consciente, não costuma ser um problema. Esse conteúdo é apenas informativo e não substitui uma avaliação médica. Posso te ajudar com a psiquiatria e fico à disposição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1817 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.