24 dias sem o clonazepan fiz o desmame certinho e mesmo assim estou me sentindo mal o medico me diss
24 dias sem o clonazepan fiz o desmame certinho e mesmo assim estou me sentindo mal o medico me disse que pode durar semanas. Por favor me diga quanto tempo p ficar livre dessa abstinência. Gratidão
8 respostas
Parabéns por ter feito o desmame de forma orientada, isso já reduz bastante o risco de sintomas intensos. Mesmo assim, após a retirada do clonazepam, algumas pessoas podem apresentar sintomas de abstinência que duram semanas. Como o clonazepam tem meia-vida relativamente longa, os sintomas às vezes aparecem de forma mais gradual e podem persistir por 2 a 6 semanas, dependendo do tempo de uso, da dose anterior e da sensibilidade individual. Os sintomas mais comuns incluem aumento da ansiedade, sensação de mal-estar, irritabilidade, alteração do sono, tensão muscular e, em alguns casos, sensação de “estar diferente” ou mais vulnerável emocionalmente. Em parte das pessoas, pode haver o que chamamos de sintomas de rebote, que são transitórios e tendem a melhorar progressivamente. Com 24 dias, você ainda pode estar dentro de um período esperado de adaptação do sistema nervoso. A tendência é que haja melhora gradual nas próximas semanas. Caso os sintomas estejam muito intensos, incapacitantes ou diferentes do que foi explicado pelo seu médico, é importante reavaliar para descartar outras causas ou necessidade de ajuste no plano terapêutico. Caso deseje agendar uma consulta, estarei disponível para te ajudar. Atenciosamente, Dra. Daniele Lacerda
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Após a suspensão do clonazepam, algumas pessoas podem apresentar sintomas de retirada, especialmente após uso prolongado. Esses sintomas podem incluir ansiedade, inquietação, dificuldade para dormir, sensação de mal-estar ou aumento da sensibilidade física e emocional. De forma geral, recomenda-se que a interrupção de benzodiazepínicos como o clonazepam seja feita de maneira gradual e com acompanhamento médico, justamente para reduzir a intensidade desses sintomas. A duração dos sintomas varia bastante de pessoa para pessoa e depende de fatores como tempo de uso da medicação, dose utilizada e forma como a retirada foi realizada. Em muitos casos, esses sintomas podem durar algumas semanas, mas tendem a diminuir progressivamente com o tempo. Se após algumas semanas da suspensão os sintomas continuarem muito intensos ou causando grande sofrimento, é importante procurar o médico que acompanha seu caso para reavaliar a situação e verificar se é necessário algum suporte adicional durante esse período. Cada organismo se adapta em um ritmo diferente, e o acompanhamento médico é fundamental para que esse processo aconteça da forma mais segura possível.
Após a suspensão do Clonazepam, mesmo com desmame adequado, alguns pacientes podem apresentar sintomas de abstinência por algumas semanas. Isso ocorre porque o organismo precisa de tempo para se readaptar à ausência do medicamento. Em geral, os sintomas tendem a reduzir gradualmente ao longo de 2 a 6 semanas, embora esse período possa variar entre as pessoas. Caso os sintomas estejam muito intensos ou persistentes, é importante manter acompanhamento com seu médico para avaliação e orientação adequada.
Saudações! Entendo perfeitamente o seu desconforto e é muito importante reforçar que o que você está sentindo é uma reação esperada do sistema nervoso central ao se reajustar à ausência da medicação, mesmo com o desmame correto. O tempo para que esses sintomas de abstinência desapareçam varia significativamente de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como o tempo de uso e o metabolismo individual, mas geralmente os sintomas físicos mais intensos começam a diminuir após a terceira ou quarta semana, podendo alguns sintomas residuais persistirem por mais tempo. Como você já ultrapassou o marco de 24 dias, é provável que esteja atravessando o período mais crítico; no entanto, manter o contato próximo com seu médico é fundamental para que ele avalie se o que você sente é apenas abstinência ou o retorno de sintomas que o remédio tratava. Tenha paciência consigo mesmo nesse processo de recuperação, pois o corpo precisa desse tempo para reencontrar o próprio equilíbrio. Espero ter contribuído.
Após a suspensão do clonazepam, mesmo com desmame correto, algumas pessoas podem ter sintomas por algumas semanas. Isso acontece porque o cérebro precisa de um tempo para se readaptar sem o medicamento. Não existe um prazo igual para todos. Em muitos casos os sintomas vão diminuindo gradualmente ao longo de algumas semanas, mas a duração pode variar de pessoa para pessoa. Se os sintomas estiverem muito intensos ou persistirem, vale manter contato com o médico que está acompanhando para orientar a melhor forma de atravessar esse período.
Parabéns pelo cuidado em realizar o desmame de forma orientada. A retirada do clonazepam realmente pode gerar sintomas de abstinência, mesmo quando o processo é feito corretamente e de forma gradual. Após o uso prolongado de benzodiazepínicos, o organismo precisa de um tempo para se readaptar sem a medicação. Em muitas pessoas, os sintomas podem durar algumas semanas, e em alguns casos podem persistir por 4 a 8 semanas, diminuindo gradualmente ao longo do tempo. Esse período varia bastante de acordo com fatores como tempo de uso do medicamento, dose utilizada, sensibilidade individual e presença de ansiedade prévia ou problemas de sono. É comum nesse período ocorrerem sintomas como ansiedade aumentada, sensação de mal-estar, irritabilidade, alterações do sono, tensão corporal ou dificuldade de concentração. A tendência, na maioria das vezes, é que esses sintomas reduzam progressivamente à medida que o sistema nervoso se reequilibra. Mesmo assim, é importante manter o acompanhamento com o médico que conduziu o desmame, especialmente se os sintomas estiverem muito intensos ou persistentes. Às vezes pode ser necessário ajustar estratégias de manejo da ansiedade, do sono ou outras medidas de suporte durante essa fase de adaptação. Com o tempo e o acompanhamento adequado, a maioria das pessoas consegue atravessar essa fase e ficar bem sem a medicação. Se precisar, uma avaliação pode ajudar a entender melhor o que está acontecendo no seu caso específico e orientar as melhores estratégias para esse período.
Sim, mesmo após um desmame adequado, algumas pessoas podem apresentar sintomas de abstinência do clonazepam por várias semanas. Como o medicamento tem ação prolongada, o organismo pode precisar de tempo para readaptar-se, e a duração varia conforme dose, tempo de uso e características individuais. Ansiedade, insônia, irritabilidade, tremores e desconforto físico podem ocorrer nesse período. Com 24 dias sem usar, ainda é possível estar em fase de adaptação. Mantenha acompanhamento com seu psiquiatra e não reinicie o medicamento por conta própria. Se houver confusão intensa, convulsões ou sintomas muito graves, procure atendimento imediatamente.
Mesmo após um desmame adequado do clonazepam, algumas pessoas podem apresentar sintomas de descontinuação por algumas semanas, principalmente após uso regular e prolongado. Ansiedade, insônia, tremores, tontura, alterações de percepção e maior sensibilidade a estímulos podem ocorrer. Não existe um prazo único para ficar completamente sem sintomas: duração do tratamento, dose utilizada, velocidade do desmame e características individuais influenciam bastante. Com 24 dias, ainda pode existir desconforto relacionado à retirada, mas também é necessário diferenciar abstinência do retorno do transtorno de ansiedade original. Como seu médico já acompanha o quadro, mantenha o seguimento e evite reiniciar clonazepam por conta própria.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.




