8 dias após a E.R. tive apenas um linfonodo aumentado no pescoço(sumiu 3 dias depois). Depois tive
2
respostas
8 dias após a E.R. tive apenas um linfonodo aumentado no pescoço(sumiu 3 dias depois). Depois tive um RASH que irritava a pele e coçava, e se iniciava com manchinhas na cor rosa que se elevavam até se parecer com espinhas (neste momento, com uma espécie de pus no centro e bordas avermelhadas).É HIV?
Não É frequente, mas em algumas pessoas pode acontecer o que chamamos de "síndrome retroviral aguda" é quando a pessoa desenvolve sintomas inespecíficos relacionados com a grande circulação do vírus HIV no sangue. O problema é que esses sintomas são exatamente inespecíficos e podem muitas vezes passar por qualquer outro quadro de virose ou até mesmo de gripe. gânglios aumentados em todo o corpo e vermelho na pele que chamamos de rach são comuns neste tipo de apresentação. Importante saber que este quadro geralmente ocorre por volta de 15 dias após a exposição e que são casos raros.
O comum é a pessoa com infecção aguda não apresentar nenhum sintoma.
Para saber se estes sintomas estão relacionados a este fenômeno, somente fazendo exames de sangue como sorologia e, em caso negativo, até mesmo o PCR viral
O comum é a pessoa com infecção aguda não apresentar nenhum sintoma.
Para saber se estes sintomas estão relacionados a este fenômeno, somente fazendo exames de sangue como sorologia e, em caso negativo, até mesmo o PCR viral
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo sua preocupação, mas, de forma geral, os sintomas que você descreve não são específicos de HIV. Um linfonodo que aumenta e some rapidamente, seguido de um rash que coça e forma lesões semelhantes a espinhas com “pus”, costuma estar muito mais relacionado a reações alérgicas, irritações de pele, infecções comuns da pele ou até quadros virais inespecíficos.
A infecção aguda por HIV, quando dá sintomas, costuma causar um quadro mais sistêmico: febre persistente, mal‑estar intenso, dor no corpo, dor de garganta, vários linfonodos aumentados ao mesmo tempo e um rash mais uniforme, não pustuloso.
Mas é importante reforçar: sintoma isolado nunca confirma nem descarta HIV. A única forma de ter certeza é com teste específico, feito no tempo correto após a exposição.
A infecção aguda por HIV, quando dá sintomas, costuma causar um quadro mais sistêmico: febre persistente, mal‑estar intenso, dor no corpo, dor de garganta, vários linfonodos aumentados ao mesmo tempo e um rash mais uniforme, não pustuloso.
Mas é importante reforçar: sintoma isolado nunca confirma nem descarta HIV. A única forma de ter certeza é com teste específico, feito no tempo correto após a exposição.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa tarde, mantive uma relação invertiva vaginal fazendo o uso da camisinha, porem fiquei preocupado de ter contraído HIV mesmo assim, fiz um teste Elisa G4 após 27 dias e deu não reagente, terei que fazer mais exames? Obrigado!
- Ola, meu remedio que tomo para hiv acabou, porem o local onde retiro o medicamento está de recesso e retorna dia 05 de janeiro, eu consigo comprar?
- Com quantos dias um exame de 4 geração descarta o HIV com segurança
- E possivel pegar hiv por sabonete, logo após a pessoa ter tomado banho, me ajuda tô desesperado
- Posso tomar stanozalol? Estou indetectável há 10 anos.
- É possível iniciar o acompanhamento da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) com um médico em consulta particular e, a partir disso, realizar a retirada do medicamento gratuitamente pelo SUS? Caso seja possível, quais documentos, exames ou encaminhamentos costumam ser exigidos pela rede pública para dar continuidade…
- A máquina de cortar cabelo transmite hiv? Caso a pessoa que usar antes de mim tenha foliculite e seja portadora do vírus?esse tipo de transmissão é documentado? Existem casos de transmissão dessa forma?
- E possível pegar hiv se eu tiver uma casca de machucado em um ralado superficial na pele ? se hipoticamente tiver contato com secreção de alguém com hiv? E outra pergunta se eu coça meu braço e arranha superficial seria porta de entrada?
- Beijei na boca com a gengiva sangrando devido a um dente quebrado,dois meses depois tive suor noturno dermografismo e dor no corpo posso ter pegado HIV?
- Saí com acompanhante transex, a camisinha estourou durante o ato,sexo anal insertivo, no mesmo momento paralisamos e troquei a camisinha, e reiniciamos o sexo. Iniciei a PEP 4 após as 72h da exposição, e parei em 6 dias. Estou sentindo muitos sintomas compatíveis com SRA, como: Calombos vermelhos e latejantes…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 6620 perguntas sobre HIV e AIDS
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.