A anos me defini como mulher, tenho casamento franco e minha esposa me apoia e me ama como sou, meus

5 respostas
A anos me defini como mulher, tenho casamento franco e minha esposa me apoia e me ama como sou, meus filhos também.
Porém permaneci com corpo masculino devido questões sociais enquanto trabalhei.
Fiz vazectomia a muitos anos.

Hoje tenho 50 anos e " aposentado ", penso em mudar meu corpo para me ver como realmente me sinto a anos, como ter seios, aumentar quadril, etc aonde tenho total apoio de minha esposa e filhos.

Qual caminho devo seguir ?.
Olá. Primeiro passo é buscar ajuda psicológica de preferência que seja também um especialista em sexualidade. Este profissional vai conseguir te orientar e te dar suporte necessário. No Sus também existe um atendimento específico para quem deseja iniciar a transição. Sucesso em sua nova jornada!

É louvável sua busca em viver genuinamente! E uma alegria saber que sua família te apoia nesse processo. O caminho para fazer ajustes de gênero acontece principalmente em termos psicológicos. Então, sua cabeça precisa estar minimamente preparada para viver as novas situações, contextos, roupas, adornos, sensações de trilhar seu caminho de gênero. Um sexólogo psicólogo de visão aberta, que não só respeite mas também celebre a diversidade humana, poderá te guiar nesse processo. Desejo sucesso! Um abraço.
Olá! É admirável a resolutividade de sua vivência. Grande parte do que deveria ser feito, já foi feito. Você é franco com sua esposa e filhos e isso parece ter sido fundamental para sua saúde de um modo geral, em especial a saúde mental. Mas nesse momento você deve preocupar-se com você, procurar se conhecer cada vez mais e melhor. Todo processo de mudança na vida, em especial as ligadas a sexualidade requerem um autoconhecimento em especial. Em um processo terapêutico, através da sua fala, seriam trazidos a tona diversos fatos que são determinantes para os fatos atuais. A consciência de sua própria história é geralmente muito eficaz para chegar a um bem estar duradouro.
É sempre bom ter um profissional que lhe escute e ajude a percorrer este caminho de autoconhecimento.
Te convidamos para uma consulta: Terapia de orientação sexual - R$ 80
Se esta em duvida faça psicoterapia para saber o que realmente quer.
boa sorte
Olá, que bom que você decidiu olhar para você e se conhecer melhor. O processo transexualizador não tem idade para acontecer.
É necessário um acompanhamento psicológico para suporte e informações adequadas sobre todo o percurso e verificar a indicação para a cirurgia. Inclusive para emissão de laudos necessários para as cirurgias e intervenções. Existem várias possibilidades, a terapia hormonal é o começo e existem várias cirurgias que podem ser realizadas, alteração de ossos da face, prótese mamária, voz, e a maior é a redesignacão sexual, ou afirmação de gênero, para essa última o CFM e o CRP sugerem um tempo de 1 a 2 anos de terapia e 1 ano depois para acompanhamento. Trabalho com o Transgender Center Brazil, uma clínica particular que realiza essas cirurgias, acompanho as pacientes como psicóloga. Também é possível fazer pelo SUS, num processo mais longo, ou existem outras clínicas especializadas.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de identidade de gênero - R$ 200