A baixa do cálcio, causada por hipoparatireoidismo, além dos sintomas relacionados a ossos, dores no

2 respostas
A baixa do cálcio, causada por hipoparatireoidismo, além dos sintomas relacionados a ossos, dores no corpo, cansaço e depressão pode causar demência? Há 2 anos descobri o pth baixo e médico que descobriu disse que eu já poderia estar com demência, mas o endócrino diz que não.
Manifestações neurológicas pelo hipoparatireoidismo pós cirúrgico são raras, mas podem ocorrer. Podem ocorrer calcificações cerebrais, convulsões, dentre outras manifestações. Mas além dos baixos níveis de cálcio, são necessários muitos anos de evolução sem adequado acompanhamento médico e reposição.

O hipoparatireoidismo quando não bem controlado pode cursar com hipocalcemia ou seja queda dos níveis do cálcio no sangue e aumento dos níveis do fósforo, cursando com diversos sintomas. Dentre as consequências podem surgir calcificações em alguns órgãos sendo rins e gânglios da base no cérebro bastante acometidos. Dentre as manifestações de calcificações de gânglios da base, diversas manifestações já foram relatadas, desde quadros assintomáticos até distúrbios do movimento, da linguagem, demência (raro mas pode ocorrer), quadros psiquiátricos e distúrbios do equilíbrio.
Entretanto para que isso ocorra a hipocalcemia e o aumento do fósforo devem ser de longa data.