A diabetes mellitus que consta como reação adversa na bula do medicamento aripiprazol é transitória

A diabetes mellitus que consta como reação adversa na bula do medicamento aripiprazol é transitória ou permanente mesmo com a retirada do medicamento?

1 resposta


A constatação de que a elevação dos níveis glicêmicos ou o surgimento de DM tipo II podem ser secundários ao uso de psicofármacos é demonstrada por diversos estudos. Embora a maior parte dos casos de hiperglicemia e DM provocados por antipsicóticos esteja associada a ganho importante de peso, um número significativo ocorre em pacientes não-obesos. Obesidade pré-tratamento, hipertensão arterial, história prévia de distúrbio na regulação da glicose e história familiar de DM são fatores de risco para o surgimento de DM tipo II induzido por antipsicóticos. Após a suspensão da medicação, a hiperglicemia pode ser reversível, mas o Diabetes tende a continuar.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.