A dor que sinto é horrível, artrodese da sacro ilíaca está indicada? Tenho espondiloartropatia.

2 respostas
A dor que sinto é horrível, artrodese da sacro ilíaca está indicada?
Tenho espondiloartropatia.
Se a causa do problema na sacroilíaca for uma doença autoimune (como espondilite anquilosante), o importante é tratar a inflamação da doença com medicamentos imunossupressores; em casos avançados, a própria doença já cursa com anquilose e fusão das sacroilíacas (como se fosse uma "artrodese natural").
Por outro lado, se a causa do problema na articulação sacroilíaca for por desgaste (como artrose), o tratamento indicado inicialmente é conservador: medicamentos via oral, fisioterapia, injeção de corticoide na articulação ou até ablação por radiofrequência. Em casos refratários de dor, a cirurgia de artrodese das sacroilíacas é uma opção eficaz para alívio da dor (contudo, só é indicada após falha do tratamento conservador).

Realmente é preciso saber se a dor é realmente na sacroilíaca ou se é uma dor irradiada para a região mas que, na verdade, viria da coluna lombar.
O diagnóstico correto pode ser feito através do exame físico, imagens da coluna e bacia e se não conclusivo, pode ser feita a infiltração guiada por raio x diretamente na sacroilíaca.