A fototerapia é bom para vitiligo?

3 respostas
A fototerapia é bom para vitiligo?
A fototerapia consiste no emprego da radiação Ultravioleta (UV) no tratamento de diversas doenças da pele. A radiação UV vem sendo utilizada há muitas décadas na dermatologia, porém, entre as décadas de 40 e 70, com o inicio da terapia realizada com o espectro UVA da luz, associada ao psoraleno, uma substância fotossensibilizante, o tratamento das doenças da pele com UV ganhou novas descobertas, e atualmente existem diversas modalidades de fototerapia. As mais conhecidas são: PUVA e UVB-NB (UVB de banda estreita).
A fototerapia consiste em uma das principais formas de tratamento do vitiligo, sendo um método muito seguro para o seu tratamento. Existem outras formas de tratamento para o vitiligo, mas geralmente as modalidades terapêuticas são associadas, para um melhor resultado e benefício dos pacientes.

A Fototerapia é técnica antiga, pode-se dizer milenar, pois o Sol sempre esteve disponível para isso, a qual, nos dias atuais tem sido incrementada com novos equipamentos, que a tornam mais segura e eficiente. Ela consiste em expor o indivíduo a uma fonte luminosa, planejada para proporcionar uma modificação na estrutura atingida. No caso da pele, algumas doenças muito se beneficiam, como a psoríase, o vitiligo e certos tipos de câncer (linfomas). Uma avaliação por médico experiente é fundamental, não é recomendável fazer a exposição á luz em clínicas onde não haja avaliação e controle médico pois problemas graves podem acontecer.
Sim esse método de tratamento para o vitiligo é eficaz.