A gordura no fígado pode ser tratada só com dieta?

3 respostas
A gordura no fígado pode ser tratada só com dieta?
 Gorette Albuquerque
Nutricionista
Recife
A Esteatose hepática, conhecido como gordura no fígado pode e deve ser tratada através da Nutrição Funcional. Tenho experiência com pacientes com diversos graus, de leve e acentuada, com muito bons resultados. Claro que a saúde depende de vários fatores, mas a alimentação algumas vezes é deixada em segundo plano, o que torna alguns tratamentos prolongados e por vezes, ineficazes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Douglas Bastos
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Rio de Janeiro
Existem diversos motivos que levam ao acumulo de gordura no fígado. Os mais comuns se relacionam ao excesso de peso, falta de atividades físicas e distúrbios do metabolismo como a dislipidemia e o diabetes. Para essas causas mais comuns, uma mudança no estilo de vida, que envolva a modificação da sua dieta mas também a prática de exercícios físicos aeróbicos regulares, é a base do tratamento e pode trazer resultados em pouco tempo.
Dr. Ricardo Oliveira
Endocrinologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
A doença hepática gordurosa (esteatose hepática) pode ser causada pelo excesso de peso, obesidade e diabetes mellitus, assim como por uma ingesta excessiva de álcool. No caso deste último, é importante uma abstenção alcoólica absoluta. No primeiro caso, ou seja, aquele relacionado à síndrome metabólica, é fundamental uma mudança de estilo de vida, principalmente através de dieta e atividade física. Havendo uma perda de peso moderada (> 8% do peso) e sustentada, isso pode ser suficiente. Em algumas situações mais avançadas, onde há, além da infiltração gordurosa, uma inflamação do tecido hepático, há a chamada esteato-hepatite não-alcoólica (NASH: non-alcoholic steatohepatitis). Nestes casos,além de dieta e atividade física, medicações podem se tornar necessárias, a fim de se evitar uma evolução para cirrose hepática.

Especialistas

Kelton Silva Sena

Kelton Silva Sena

Generalista

Taubaté

Rodrigo Baroni

Rodrigo Baroni

Nutricionista

Araçatuba

Juliana Rosseto

Juliana Rosseto

Gastroenterologista

Boa Vista

Vincent Dall'Oglio

Vincent Dall'Oglio

Gastroenterologista

Porto Alegre

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Fígado gorduroso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.