A Metformina resolve o problema de queda de cabelo, causadas pela SOP?

6 respostas
A Metformina resolve o problema de queda de cabelo, causadas pela SOP?
Dr. Emmanuel Pereira das Neves Neto
Endocrinologista, Médico clínico geral
Campo Grande
Ola, a metformina é uma das opções de tratamento para a SOP pois vai atuar amenizando a síndrome de resistência insulínica e isso ameniza a produção de andrógenos que causam a queda de cabelo. É muito importante que você associe com uma mudança de alimentação e faça exercícios com o acompanhamento e indicação de profissionais pois fará grande diferença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Viviane Chaves
Endocrinologista
São Luís
A alopécia androgênica, o hirsutismo e acne (sinais/sintomas do hiperandrogenismo - ' excesso dos hormônios andrógenos') melhoram pouco com o tratamento com a metformina. Nos casos mais graves, sempre indicamos acompanhamento sistemático com Dermatologista.
Pode melhorar bastante ou nao e ser necessario tratamento conjunto com dermatologista.
Olá, tudo bem? A metformina auxilia no tratamento de SOP, porém não resolve por completo a queda capilar. A associação de reeducação alimentar e exercício físico + terapia medicamentosa irá ajudá-la. Esteja sempre em seguimento com profissionais capacitados e equipe multdisciplinar (endocrinologista e dermatologista caso a queda capilar seja muito acentuada). Estou à disposição.
Dra. Ariadny Firmino
Endocrinologista, Médico clínico geral, Médico de família
Águas Claras
Olá! A Metformina ajuda a controlar a resistência à insulina, comum na SOP, e pode indiretamente melhorar a queda de cabelo em alguns casos. No entanto, ela não é um tratamento específico para esse sintoma.

Para tratar a queda de cabelo de forma direta, podemos considerar suplementações, tratamentos tópicos ou ajustes hormonais, dependendo da sua necessidade.

Se quiser um acompanhamento personalizado para melhorar sua alimentação e saúde, ficarei feliz em te ajudar!
Dr. Samuel Amanso Da Conceicao
Endocrinologista, Médico clínico geral
Goiânia
Segundo os Critérios de Rotterdam (2003), o diagnóstico da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) exige a presença de dois dos três seguintes critérios: irregularidade menstrual, sinais de hiperandrogenismo e ovários policísticos identificados em ultrassonografia. O diagnóstico é de exclusão, ou seja, outras causas para os sintomas devem ser descartadas. Os sinais/sintomas da SOP podem incluir irregularidades menstruais, excesso de pelos no corpo e rosto - e não queda de cabelo, acne, ganho de peso e dificuldade para engravidar. A metformina não é a única solução para a SOP, fazendo parte de um tratamento abrangente que pode incluir mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios. Assim, o papel da Metformina nessa condição justifica-se pela melhora da sensibilidade à insulina, regularidade o ciclo menstrual, restabelecimento da ovulação - o que é importante para mulheres que buscam engravidar, além de auxiliar no controle do peso.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 585 perguntas sobre Metformina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.