A pessoa com TOC se torna agressiva? Sem paciência em ouvir o outro e até ter aversão a pessoa?

3 respostas
A pessoa com TOC se torna agressiva?
Sem paciência em ouvir o outro e até ter aversão a pessoa?
Algumas pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) podem se tornar agressivas em função de algum pensamento obsessivo que tenham ou quando alguém os impede de realizar um ritual compulsivo. Entretanto, isto não é obrigatório e, se a pessoa tem sido agressiva, haveria necessidade de se analisar especificamente no caso dela o que tem levado à agressividade: pode ter ou não a ver com o transtorno.

Por si só, o TOC não é uma dinâmica que provoca a raiva, agressividade ou impaciência. Mas dependendo da pessoa, pode ter alguma relação e estar aparecendo conjuntamente, é algo que teria de ser analisado de perto para entender.
As pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) têm como um dos sintomas a necessidade real e urgente de realizar ações repetidas. Tais atos, aparentam irracionais, são chamados de rituais. O cliente com TOC se sente refém dos seus próprios rituais e acredita que pode ser penalizado caso não execute as ações que decorrem do transtorno. Já estas ações, por serem compreendidas como irracionais, podem não ser entendidas pelos demais. Assim, é comum que a pessoa que apresenta sintomas de TOC sofra severas críticas por parte dos seus amigos e familiares. Deste modo, a raiva e a agressividade apresentada pelo cliente com TOC pode estar relacionado, também, as suas relações interpessoais.