A rigidez cognitiva afeta a capacidade multitarefa no Transtorno do espectro autista (TEA) ?
3
respostas
A rigidez cognitiva afeta a capacidade multitarefa no Transtorno do espectro autista (TEA) ?
Sim, a rigidez cognitiva pode afetar a capacidade de multitarefa no autismo, porque envolve dificuldade em mudar de foco, adaptar-se a novas situações ou alternar entre tarefas. Isso faz com que lidar com várias demandas ao mesmo tempo seja mais desgastante e menos eficiente, tornando necessário planejamento, previsibilidade e estratégias para transições mais suaves entre atividades.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a rigidez cognitiva influencia diretamente a capacidade de multitarefa em pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A rigidez cognitiva se refere à dificuldade de flexibilizar pensamentos, adaptar-se a mudanças ou alternar entre tarefas e estratégias. Em situações de multitarefa, que exigem atenção dividida e alternância rápida de atividades, essa rigidez pode causar lentidão, frustração e erros, pois a pessoa tende a se fixar em uma tarefa ou em uma forma específica de realizá-la. Essa característica não indica incapacidade intelectual, mas sim um estilo de processamento que privilegia foco intenso e previsibilidade, tornando necessário o uso de estratégias estruturadas e planejamento para facilitar o desempenho em tarefas múltiplas.
Sim. A rigidez cognitiva no TEA dificulta a alternância de tarefas, a adaptação a mudanças e o manejo de múltiplas demandas ao mesmo tempo. Isso torna a multitarefa mais cansativa e menos eficiente, sendo geralmente mais funcional para a pessoa autista focar em uma atividade por vez.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quais são os desafios da multitarefa na escola? E em casa, como a multitarefa é um problema?
- O que é o Hiperfoco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Quais são as estratégias para lidar com o hiperfoco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O que é terapia comportamental para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta as relações sociais?
- Qual o papel da entonação da voz no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O que é a fonoaudiologia para autismo e como ajuda?
- Quais são os sinais de inflexibilidade cognitiva em mulheres autistas?
- O que é o treinamento de habilidades sociais (THS) e como ele pode ser útil no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- É possível que uma mulher com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenha o desejo de interagir socialmente, mas não saiba como?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.