A rimfapicina tomando so uma ves no mes também corta efeito das injeção mensal noregina?

A rimfapicina tomando so uma ves no mes também corta efeito das injeção mensal noregina?

9 respostas


Bom dia, sim a rifampicina pode alterar o efeito do anticoncepcional, recomenda se uso de anticoncepcionais mais seguros como DIU durante seu uso ou injetáveis de progesterona somente que são mais seguros. sempre necessário acompanhamento e orientações especificas dependendo de cada caso. Espero ter ajudado.

Dra. Eileen Andrade Rodriguez

Dra. Eileen Andrade Rodriguez

Médico de família

Porto Alegre

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Boa noite! apenas uma vez necessáriamente não, porém seria prudente usar algum outro meio anticonceptivo como condon. No entanto, A rifampicina pode reduzir a eficácia de anticoncepcionais hormonais, incluindo anticoncepcionais injetáveis mensais como a Noregyna (estradiol + enantato de noretisterona) se tomadas mais de uma vez. Para melhores informações melhor buscar seu médico de confiança!


Olá! A rifampicina é um medicamento que pode reduzir o efeito dos anticoncepcionais hormonais, incluindo algumas injeções mensais, porque ela aumenta a eliminação dos hormônios pelo organismo, podendo diminuir a proteção contra uma gravidez. Mesmo sendo usada apenas uma vez no mês, ainda pode haver risco de interferência, dependendo da dose, do tempo de uso e do seu organismo. Por isso, durante o uso da rifampicina e por um período após a última dose, é recomendado utilizar um método contraceptivo adicional, como preservativo, para garantir maior segurança. O ideal é informar ao médico que acompanha seu anticoncepcional que você está usando rifampicina, para que ele possa orientar a melhor conduta no seu caso.

Dra. Laiana Miralha

Dra. Laiana Miralha

Médico de família

São Paulo

Agendar consulta

Olá!! A interação desses remédios vai ocorrer sim, e pode acontecer de, pelo menos por alguns dias, reduzir a eficácia do anticoncepcional. Se for realmente necessário o uso das duas medicações, o ideal seria usar um método de barreira, como a camisinha, associado.

Dr. Jonas  Santos

Dr. Jonas Santos

Médico de família

Londrina

Agendar consulta

Normalmente são os contraceptivos ORAIS que perdem a eficácia neste cenário.


Sim. A rifampicina é um potente indutor de enzimas hepáticas e pode reduzir a eficácia dos anticoncepcionais hormonais, inclusive de alguns contraceptivos injetáveis mensais. Mesmo sendo utilizada apenas uma vez ao mês, é importante avaliar qual injetável está sendo usado, a dose e por quanto tempo a rifampicina será necessária. Recomendo conversar com seu médico para avaliar a necessidade de um método contraceptivo adicional ou de um método que não sofra essa interação.

Dra. Nathalia Araujo

Dra. Nathalia Araujo

Médico de família

Rio de Janeiro

Agendar consulta

A rifampicina pode reduzir a eficácia de alguns anticoncepcionais hormonais, e mesmo o uso eventual merece atenção. No caso da injeção mensal, é importante confirmar a composição e o esquema utilizado antes de definir a conduta. Se estiver usando os dois medicamentos, uma avaliação individualizada pode esclarecer o risco e indicar a forma mais segura de manter sua contracepção. Se quiser, podemos avaliar isso em consulta.

Dr. Markus Paulo Campelo Barroso

Dr. Markus Paulo Campelo Barroso

Médico de família

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Olá. Sim, mesmo apenas uma vez ao mês também pode interferir. Para evitar gestação indesejada no período que estiver fazendo uso, o ideal seria o uso de preservativos (feminino ou masculina) ou avaliar as condições clínicas para uso do DIU de cobre!

Dra. Carolina  Rocha

Dra. Carolina Rocha

Médico de família

Rio de Janeiro

Agendar consulta

O uso de qualquer antibiótico pode reduzir um pouco a eficácia de anticoncepcionais.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.