A terapia cognitivo comportamental melhora 100% a pessoa fica curada?
11 respostas
A terapia cognitivo comportamental melhora 100% a pessoa fica curada?
A terapia cognitiva comportamental irá ajudar o paciente a perceber suas crenças. Através de algumas técnicas há a possibilidade de modificações de comportamentos e cognições. Porém deve-se ter o cuidado com o 100% de cura, pois o ser humano está inserido em uma sociedade e tem influências diárias do ambiente, do contato com outras pessoas, e os processos constantes de mudança em sua própria vida. Há a necessidade de se observar a forma como este indivíduo está fazendo a leitura destes contatos, e processos.

Boa sorte!!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Atualmente não se usa o termo terapia cognitiva comportamental. Os especialistas americanos preferem chamá-la de terapia cognitiva. Esta terapia para ter eficácia na remissão dos sintomas tem que avaliar a gravidade do transtorno, a adesão do paciente, a utilização correta das técnicas e após a supressão dos sintomas comportamentais é necessário sessões de manutenção para evitar possíveis recaídas que em muitos casos podem ocorrer. Dependendo do diagnóstico deve contar com medicação específica para o transtorno, requerendo um trabalho multidisciplinar entre terapeuta cognitivo e psiquiatra. Concordo com os colegas quanto à questão sobre cura em se tratando de saúde mental.

A TCC é uma abordagem no campo da psicologia clinica e tem como primissa básica que a Emoção e o Comportamento são determinados pela forma de como o individuo percebe , vê e interpreta o mundo .

O terapeuta cognitivo ajuda o paciente a identificar para corrigir as emoções e crenças distorcidas e disfuncionais para isso ,, o paciente irá aprender a lidar com seus problemas passando a compreender que é o seu pensamento que interfere de modo direto nas suas emoções e comportamentos. Portanto , não s
e trata de CURA é que o paciente irá descobrir novas formas de enfrentar seus próprios problemas , a partir do autoconhecimento.

A Medicina e a Psicologia não são ciências exatas, logo é impossível garantir 100% de resultado em qualquer tratamento proposto.

Respeitosamente,

É uma boa abordagem no que se trata de fatores que envolvem o pensamento e comportamento, em muitos casos repetidos. Porem a eficácia da terapia depende da aderência do paciente à execução dos exercícios planejados pelo terapeuta. Existe recaída como qualquer outro processo terapêutico, sendo nestes casos importante a retomada do processo acompanhado e revisado pelo profissional. A diferença esta nas respostas mais rápidas do paciente em relação aos objetivos terapêuticos. Saliento que, isso nos casos de efectividade e 100% de adesão ás orientações propostas pelo terapeuta.

todos os paciente com problemas psíquicos 99% de bons resultado depende unicamente dos próprio paciente, mas vamos lá.
Resposta diferentes ou incompatíveis sobre objetivo terapêuticos são encontradas mesmo entre profissionais da abordagem analítico comportamental. Alguns fatores contribuem para essas divergência multideterminaçao do comportamento ., a múltipla formação da terapia comportamental., o surgimento recente da literatura clinica behaviorista radical,, a analise a partir do sujeito único ,,o fato de que o estabelecimento de objetivo pouco explorado ou discutido na literatura. Estabelecer objetivos na clinica exige uma boa interpretação dos processos de intervenção favorece a motivação do cliente para uma mudança
obrigadio

A terapia cognitiva comportamental irá ajudar o paciente a elaborar melhor os pensamentos e comportamentos. Tudo vai depender da forma como o paciente encara a situação e se está disposto a querer melhorar. Cada caso é um caso. A TCC é excelente para vários sintomas psíquicos. Antes de tudo é necessário ter ciência do problema, aceitar e querer ajuda profissional e estar disposto a melhorar. Isso já lhe garante metade do caminho a ser percorrido. Boa sorte!!!

Forte Abraço!!!

A TCC produz ótimos resultados, porém, seria interessante saber a qual quadro, patologia ou situação você se refere para que possamos dar uma resposta mais específica. O tratamento depende muito do paciente, de como ele entende, acredita e participa. Posso dizer que é uma abordagem excelente.

Não falaria em cura, mas a Terapia Cognitiva vem ganhando cada vez mais espaço por ser uma terapia que apresenta ótimos resultados. Em quadros de ansiedade e depressão, por exemplo, é uma das linhas mais indicadas para tratamento.
Porém existem uma série de variáveis para tornar o paciente assintomático, como por exemplo, a própria disponibilidade do paciente em querer melhorar.

Abs

Na psiquiatria não existe o termo cura. Mas sim assintomático e estabilidade psiquiátrica a TCC pode sim ajudar a tornar a pessoa se tornar assintomática mas afirmar cura não esta descrito cura em.nenhuma literaturaefica psiquiátrica.
Att

Olá. A TCC tem se mostrado bastante eficaz no tratamento de vários transtornos. Porém não pode se afirmar a cura 100 por cento. O paciente encontra o equilibrio, e aprende a lidar com as questões que o levaram a procurar a ajuda.

Especialistas

Patricia Fernandes Ferrari

Patricia Fernandes Ferrari

Psicólogo

Presidente Prudente

Agendar uma visita
Karina Alvarenga

Karina Alvarenga

Psicólogo, Terapeuta complementar

Campinas

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.