A terapia cognitivo comportamental melhora 100% a pessoa fica curada?

10 respostas
A terapia cognitivo comportamental melhora 100% a pessoa fica curada?
A terapia cognitiva comportamental irá ajudar o paciente a elaborar melhor os pensamentos e comportamentos. Tudo vai depender da forma como o paciente encara a situação e se está disposto a querer melhorar. Cada caso é um caso. A TCC é excelente para vários sintomas psíquicos. Antes de tudo é necessário ter ciência do problema, aceitar e querer ajuda profissional e estar disposto a melhorar. Isso já lhe garante metade do caminho a ser percorrido. Boa sorte!!!

Forte Abraço!!!

A Medicina e a Psicologia não são ciências exatas, logo é impossível garantir 100% de resultado em qualquer tratamento proposto.

Respeitosamente,
A TCC é uma abordagem no campo da psicologia clinica e tem como primissa básica que a Emoção e o Comportamento são determinados pela forma de como o individuo percebe , vê e interpreta o mundo .

O terapeuta cognitivo ajuda o paciente a identificar para corrigir as emoções e crenças distorcidas e disfuncionais para isso ,, o paciente irá aprender a lidar com seus problemas passando a compreender que é o seu pensamento que interfere de modo direto nas suas emoções e comportamentos. Portanto , não s
e trata de CURA é que o paciente irá descobrir novas formas de enfrentar seus próprios problemas , a partir do autoconhecimento.
A TCC produz ótimos resultados, porém, seria interessante saber a qual quadro, patologia ou situação você se refere para que possamos dar uma resposta mais específica. O tratamento depende muito do paciente, de como ele entende, acredita e participa. Posso dizer que é uma abordagem excelente.
Não falaria em cura, mas a Terapia Cognitiva vem ganhando cada vez mais espaço por ser uma terapia que apresenta ótimos resultados. Em quadros de ansiedade e depressão, por exemplo, é uma das linhas mais indicadas para tratamento.
Porém existem uma série de variáveis para tornar o paciente assintomático, como por exemplo, a própria disponibilidade do paciente em querer melhorar.

Abs
Atualmente não se usa o termo terapia cognitiva comportamental. Os especialistas americanos preferem chamá-la de terapia cognitiva. Esta terapia para ter eficácia na remissão dos sintomas tem que avaliar a gravidade do transtorno, a adesão do paciente, a utilização correta das técnicas e após a supressão dos sintomas comportamentais é necessário sessões de manutenção para evitar possíveis recaídas que em muitos casos podem ocorrer. Dependendo do diagnóstico deve contar com medicação específica para o transtorno, requerendo um trabalho multidisciplinar entre terapeuta cognitivo e psiquiatra. Concordo com os colegas quanto à questão sobre cura em se tratando de saúde mental.
É uma boa abordagem no que se trata de fatores que envolvem o pensamento e comportamento, em muitos casos repetidos. Porem a eficácia da terapia depende da aderência do paciente à execução dos exercícios planejados pelo terapeuta. Existe recaída como qualquer outro processo terapêutico, sendo nestes casos importante a retomada do processo acompanhado e revisado pelo profissional. A diferença esta nas respostas mais rápidas do paciente em relação aos objetivos terapêuticos. Saliento que, isso nos casos de efectividade e 100% de adesão ás orientações propostas pelo terapeuta.
A terapia cognitiva comportamental irá ajudar o paciente a perceber suas crenças. Através de algumas técnicas há a possibilidade de modificações de comportamentos e cognições. Porém deve-se ter o cuidado com o 100% de cura, pois o ser humano está inserido em uma sociedade e tem influências diárias do ambiente, do contato com outras pessoas, e os processos constantes de mudança em sua própria vida. Há a necessidade de se observar a forma como este indivíduo está fazendo a leitura destes contatos, e processos.

Boa sorte!!!
Olá. A TCC tem se mostrado bastante eficaz no tratamento de vários transtornos. Porém não pode se afirmar a cura 100 por cento. O paciente encontra o equilibrio, e aprende a lidar com as questões que o levaram a procurar a ajuda.
Olá, A terapia cognitivo-comportamental tem mostrado eficácia nos estudos e pesquisas científicas, mas não podemos falar na palavra cura, pois cada pessoa tem suas particularidades, sua história de vida e sua forma de ver e enfrentar as situações, porém é uma abordagem que tem se mostrado efetiva e que proporciona mudanças nos comportamentos e cognições o que ocasiona uma melhor qualidade de vida. Espero ter ajudado.