A utilização de esteróides anabolizantes para ganho de massa muscular. Porque os endocrinologistas

3 respostas
A utilização de esteróides anabolizantes para ganho de massa muscular. Porque os endocrinologistas não fazem essa terapia?
O uso de esteroides anabolizantes ( derivados sintéticos da testosterona ) com a finalidade de ganho de massa muscular é uma estratégia adotada por profissionais de saude com fins de obter um melhor resultado para o paciente.
Profissionais médicos de diversas áreas usam dessa terapêutica para otimizar seus resultados ( ganho de massa, perda de peso, libido, tratamento de doenças, pacientes internados em UTI e ate pacientes com câncer ) desde que não acarretem danos ao paciente, contudo esse profissional tem que ter ciência não so da indicação como dos possíveis efeitos colaterais para que o mesmo possa agir buscando sempre o melhor para seu paciente.

Os esteróides anabolizantes necessitam estar em altas concentrações no organismo para que sejam atingidos resultados significativos em termos de ganho de massa e qualidade, como se observa em fisiculturistas. Entretanto, esta prática, apesar de comumente feita por leigos no meio esportivo profissional ou amador, nao esta livre de complicações e seqüelas. Até o presente momento não se pode determinar uma linha entre o uso terapêutico livre de problemas e a quantidade que poderia causar efeitos colaterais e doenças. Sendo assim, fica dificil para um profissional prescrever um tratamento efetivo e totalmente seguro ao mesmo tempo. Entretanto, alguns pacientes poderiam se beneficiar de tratamentos hormonais caso suas condiçoes clinicas estiverem afetadas por desbalanços hormonais, mas isso só pode ser determinado com uma vigorosa avaliacao médica.
Os esteroides anabolizantes funcionam porque atuam como um dos hormônios básicos do corpo: a testosterona, que é de fato, um esteroide anabolizante - só que natural. A maioria dos esteroides anabolizantes, no mundo, são uma versão sintética desse famoso químico. O uso de esteroides anabolizantes pode causar efeitos colaterais indesejáveis e desagradáveis; os efeitos androgênicos, ou seja, aqueles relacionados com as características sexuais masculinos. Podem aumentar a produção de óleo das glândulas sebáceas, causando a acne. Seu uso excessivo pode te envelhecer mais rápido. Eles também diminuem a contagem de espermatozoides e causam atrofia testicular, conhecida como encolhimento. A alteração dos níveis hormonais pode levar à calvície em ambos os sexos. Consequências mais graves, causam problemas cardiovasculares, levando à hipertensão arterial sistêmica, bem como o alargamento do coração. Em homens, aumenta a probabilidade de câncer de próstata. Espero ter ajudado.