Alguém poderia tirar uma dúvida por favor? Me ajudaria muito! Não como glúten há 1 ano, pois não me

2 respostas

Não como glúten há 1 ano, pois não me sinto bem e farei o exame de endoscopia com biópsia do duodeno para confirmação da doença celíaca.
Gostaria de saber, durante quantos dias antes do
exame devo consumir glúten?
Ao invés de falar sobre casos específicos, prefiro EXPLICAR sobre a Doença Celíaca, que é que pergunta. A Doença Celíaca muitas vezes é um desafio para os Médicos.
Mas o que é essa doença?

DOENÇA CELÍACA

Há mais ou menos 30 anos, a Medicina via a Doença Celíaca apenas como uma doença que leva a diarréia, muitas vezes com distensão abdominal e várias vezes com esteatorréia (perda de gordura nas fezes) levando á desnutrição e perda de peso.
CONTUDO
Com novas descobertas percebemos que a Doença Celíaca pode ter um espectro de sintomas muito mais amplo.
- pode haver anemia
- pode haver alterações na fertilidade(mulheres) bem como dor abdominal, graus variados de diarréia, osteoporose, mabsorção de vitaminas, alterações psicológicas, alterações na pele, etc.
Mas há pessoas sem sintomas.

Há associação da DC com várias doenças como Diabetes do Tipo I, Síndrome de Down, infertilidade ou problemas de parto e certos tipos de câncer. Pode haver problemas de bexiga e problemas neurológicos.
Em outras palavras: há tantas manifestações que é preciso um Médico com grande conhecimento clínico e da DC para confirmar uma suspeita diagnóstica.

O QUE É?

A DC é uma doença que mostra alterações imunológicas nas células do intestino, causadas por intolerância ao Gluten.

O QUE É GLUTEN?
O gluten é uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO
Há alguns exames de sangue que sugerem o problema.
Mas o diagnóstico exato (chama-se padrão ouro) é feito por diversas biópsias do intestino delgado, colhidas durante a Endoscopia.
O material colhido deve ser enviado a um Médico Patologista bem experiente em avaliar DC e problemas de intestino.
Então, para o diagnóstico é preciso:
- um Médico experiente em clínica, que faça um raciocínio clínico
- um Médico Endoscopista experiente que trabalhe EM CONJUNTO com um bom Médico Patologista

Com o diagnóstico, o tratamento consiste em eliminar o gluten da dieta.

Minha experiência com Doença Celíaca: não tenho uma experiência com DC tão grande como tenho com gastrites ou Doença de Refluxo. Mas vários casos que tive foram marcantes.
Por exemplo, ás vezes não existem maiores alterações no aspecto visto á Endoscopia. Ou ás vezes esses aspectos são inespecíficos. Uma vez vi esses aspectos inespecíficos mas decidi biopsiar (e mandar para um bom Patologista). Resultado: mostrou Doença Celíaca. E a paciente melhorou muito após tratamento.
Lembro-me outro caso, na Universidade, em que a moça fez Endoscopia comigo, devido a uma anemia sem diagnóstico, e que a atrapalhava por anos. Biopsiei o intestino, e o resultado foi Doença Celíaca. Em outras palavras, essa moça foi beneficiada devido a uma Endoscopia bem feita. E sua anemia foi tratada quando se corrigiu a Doença Celíaca.
Assim, minha experiência em Doença Celíaca não é tão grande em termos de número de pacientes. Mas é inesquecível no que pude fazer como benefício a alguns pacientes.

Finalmente:
sugiro que converse com seu médico(a) sobre o que pergunta. É bem difícil instrui-lo(a) sobre qualquer coisa sem conhecer a fundo seu caso.
Mas não tenho condições, neste momento de avalia-lo(a). Uma agenda completa, minhas Atividades Humanitárias lá no Sertão e as diversas viagens me impedem de ver novos pacientes.
Mas tenho certeza que ficará bem.
Desejo tudo de bom!

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.