Amitriptilina pode causar vermelhidão no rosto do paciente se tomar por muito tempo?
Amitriptilina pode causar vermelhidão no rosto do paciente se tomar por muito tempo?
3 respostas
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Amitriptilina usada por muito tempo e vermelhidão no rosto — essa associação não é coincidência nem imaginação. A amitriptilina tem efeito anticolinérgico potente, e um dos efeitos colaterais clássicos desse mecanismo é justamente o flushing facial: dilatação dos vasos superficiais da pele que causa aquela vermelhidão característica, especialmente após as doses. Ela bloqueia receptores muscarínicos e também tem efeito sobre a regulação vascular periférica, o que explica por que o rosto é uma das regiões mais afetadas.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

