Aplica-se a TCC a casos de pacientes com síndrome do intestino irritável? Há melhoras objetivas com este tipo de abordagem?
 Rosana Britzki De Sordi
Rosana Britzki De Sordi
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Se tratando de um transtorno relacionado a quadros de ansiedade o resultado é muito satisfatório.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Terapia Cognitivo Comportamental apresenta bons resultados com casos de ansiedade, incluindo a síndrome do intestino irritável, pois esta acaba sendo forma de esquiva da situação desconfortante,

 David Mendes e Melo
David Mendes e Melo
Psicólogo
Fortaleza
Sugiro que pense além do tipo de abordagem, mas também da pessoa do terapeuta que você está atrás e encontrará. Supondo que a TCC é a mais indicada em um caso como esses, caso não haja um bom vínculo com o(a) terapeuta, não adiantará muito esse profissional utilizar a TCC como sua abordagem terapêutica.

Respondendo a sua pergunta: sim, a TCC se aplica em um caso como esse e é possível que tenha resultados objetivos.

Tudo de bom!

Sim, a TCC pode auxiliar muito em sintomas como a síndrome do intestino irritável no momento em que é feito uma avaliação sobre a maneira como você lida com a sua ansiedade, uma vez que, a síndrome representa uma "válvula de escape" do organismo.

Dra. Glauce Thais Bacellar
Dra. Glauce Thais Bacellar
Psicólogo, Psicopedagogo
Qualquer tipo de abordagem na psicologia vai fazer efeito no seu tratamento psicológico, inclusive a TCC. Aconselho você também, a procurar um médico e acompanhar o tratamento certinho com ele. O seu resultado vai ser um sucesso, vocÊ vai ver! Boa sorte! Um abraço!

Dr. Sebastião Nascimento
Dr. Sebastião Nascimento
Psicólogo, Sexólogo
Manaus
A síndrome pode esta relacionada ao mecanismo de defesa do organismo, a terapia pode contribuir não só com a solução do problema como também lhe auxilia no controle da ansiedade, e outros fatores encobertos.

 Julio Gil
Julio Gil
Psicólogo
São José do Rio Preto
Sim, a experiência que tenho mostra um ganho efetivo na SII, pois a doença inflamatória intestinal não é apenas caracterizada por manifestações intestinais ou extraintestinais, mas também por alterações psicológicas, que podem ser refletidas nos relacionamentos, nas atividades sociais e no trabalho.

Sim, pois esse transtorno acarreta prejuízos na qualidade de vida dos pacientes e muitas vezes está associado à ansiedade, depressão e estresse. A TCC auxilia o controle dos sintomas físicos e emocionais, além de adaptarmos estratégias de enfrentamento.

Dra. Cleidiane Badaró
Dra. Cleidiane Badaró
Psicólogo
Duque de Caxias
Sim, a Terapia cognitiva comportamental pode te auxiliar nesta questão, mas no primeiro momento é necessário verificar o que está causando essa síndrome do intestino irritável, se for ansiedade é trabalhado está ansiedade com o intuito de melhorar sua qualidade de vida e diminuir e até mesmo acabar com as crises que desencadeiam a síndrome do intestino irritável.

Dra. Conceição Leite
Dra. Conceição Leite
Psicólogo, Sexólogo
Montes Claros
Olá.
Sim a TCC pode ser utilizada para o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável. Necessário investigar quais fatores psicológicos desencadeam a Síndrome. Abraço.

Especialistas em Terapia Cognitivo Comportamental

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.