Aplica-se a TCC a casos de pacientes com síndrome do intestino irritável? Há melhoras objetivas com

12 respostas
Aplica-se a TCC a casos de pacientes com síndrome do intestino irritável? Há melhoras objetivas com este tipo de abordagem?
A Terapia Cognitivo Comportamental apresenta bons resultados com casos de ansiedade, incluindo a síndrome do intestino irritável, pois esta acaba sendo forma de esquiva da situação desconfortante,

Se tratando de um transtorno relacionado a quadros de ansiedade o resultado é muito satisfatório.
A síndrome pode esta relacionada ao mecanismo de defesa do organismo, a terapia pode contribuir não só com a solução do problema como também lhe auxilia no controle da ansiedade, e outros fatores encobertos.
Sugiro que pense além do tipo de abordagem, mas também da pessoa do terapeuta que você está atrás e encontrará. Supondo que a TCC é a mais indicada em um caso como esses, caso não haja um bom vínculo com o(a) terapeuta, não adiantará muito esse profissional utilizar a TCC como sua abordagem terapêutica.

Respondendo a sua pergunta: sim, a TCC se aplica em um caso como esse e é possível que tenha resultados objetivos.

Tudo de bom!
Sim, a TCC pode auxiliar muito em sintomas como a síndrome do intestino irritável no momento em que é feito uma avaliação sobre a maneira como você lida com a sua ansiedade, uma vez que, a síndrome representa uma "válvula de escape" do organismo.
Qualquer tipo de abordagem na psicologia vai fazer efeito no seu tratamento psicológico, inclusive a TCC. Aconselho você também, a procurar um médico e acompanhar o tratamento certinho com ele. O seu resultado vai ser um sucesso, vocÊ vai ver! Boa sorte! Um abraço!
Sim, a experiência que tenho mostra um ganho efetivo na SII, pois a doença inflamatória intestinal não é apenas caracterizada por manifestações intestinais ou extraintestinais, mas também por alterações psicológicas, que podem ser refletidas nos relacionamentos, nas atividades sociais e no trabalho.
Sim, pois esse transtorno acarreta prejuízos na qualidade de vida dos pacientes e muitas vezes está associado à ansiedade, depressão e estresse. A TCC auxilia o controle dos sintomas físicos e emocionais, além de adaptarmos estratégias de enfrentamento.
Sim, a Terapia cognitiva comportamental pode te auxiliar nesta questão, mas no primeiro momento é necessário verificar o que está causando essa síndrome do intestino irritável, se for ansiedade é trabalhado está ansiedade com o intuito de melhorar sua qualidade de vida e diminuir e até mesmo acabar com as crises que desencadeiam a síndrome do intestino irritável.
Olá.
Sim a TCC pode ser utilizada para o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável. Necessário investigar quais fatores psicológicos desencadeam a Síndrome. Abraço.
Olá, tudo bem? A resposta para a sua pergunta é sim, pois a Síndrome do Intestino Irritado tem relação quanto a sintomas de ansiedade, depressão, estresse e dor. E a TCC é uma abordagem que tem demonstrado eficácia no tratamento e redução dos sintomas físicos e emocionais, quando se trata desta Síndrome, e consequentemente promove uma melhora na qualidade de vida do paciente. Espero ter ajudado!
Olá, a terapia comportamental cognitiva auxilia na instrumentalização de casos de ansiedade como na síndrome do intestino irritável. Espero ter ajudado.