Apneia causa transtorno comportamental do sono REM?

3 respostas
Apneia causa transtorno comportamental do sono REM?
A Apneia do sono é uma desordem do sono caracterizada pela obstrução das vias respiratórias durante o sono, passando do sono profundo para o sono mais superficial causando sensação de noite mal dormida ao despertar, assim como fadiga e sonolência durante o dia. O indivíduo com apneia do sono está raramente consciente que tem dificuldade para respirar, mesmo depois de acordado. A apineia é um problema de ritmo de sono identificado em uma das categorias dos distúrbios do sono, diferente do distúrbio de sono REM (fase do sono na qual ocorrem os sonhos) na qual a pessoa "representa" seus sonhos de uma forma tão violenta que pode machucar quem dorme ao seu lado. Recomendável exame de polissonografia para identificar o aumento de contração muscular durante o sono.

A apnéia compromete todas as fases do sono, devido aos inúmeros microdespertares que produz.
Um dos diagnósticos relacioados as pertubações do sono-REM, onde o comportamento do sono, será avaliado pelo exame da polissonografia, associado a avaliação de outros comportamentos como: bruxismo, pesadelos, sonambulismo,terror noturno, crises epitéticas, e apneia. Entre outras parassonias, os distúrbios do sono-rem, devem ser associados ao comportamento desorganizado durante o sono.