Após a minha gravidez, fiquei com muita sensibilidade olfativa, consigo sentir cheiros sutis e me in

1 respostas
Após a minha gravidez, fiquei com muita sensibilidade olfativa, consigo sentir cheiros sutis e me incomodar com eles. A primeira vez que mais sentir os sintomas mais fortes foi a primeira vez que fui da luzes no meu cabelo e comecei a passar mal com o cheiro da água oxigenada, o ambiente não era tão climatizado. Será que posso fazer luzes de novo.
Dra. Camila Cirino Pereira
Neurologista, Médico do sono, Psiquiatra
São Paulo
A hipersensibilidade olfativa após a gestação é algo relativamente comum e está relacionada a alterações hormonais e neuroquímicas que afetam o processamento sensorial — especialmente em mulheres predispostas à hiperatividade do sistema límbico, área cerebral envolvida nas respostas emocionais e sensoriais. Em muitos casos, esse quadro persiste por meses ou até anos, manifestando-se como aversão a cheiros fortes, náusea, tontura ou mal-estar diante de odores específicos (perfumes, produtos químicos, fumaça ou tinturas de cabelo). Quando isso ocorre em ambiente pouco ventilado, a reação tende a ser ainda mais intensa. Fazer luzes novamente não é proibido, mas é importante tomar algumas precauções: prefira produtos sem amônia ou com baixo odor químico, realize o procedimento em ambiente bem ventilado e climatizado, evitando inalação direta dos vapores, e comunique o profissional sobre sua sensibilidade para que ele use protetores e reduza o tempo de exposição. Caso os sintomas sejam muito acentuados, o ideal é adiar o procedimento e buscar avaliação com um neurologista ou otorrinolaringologista, pois, em alguns casos, a hipersensibilidade olfativa pode fazer parte de síndromes sensoriais pós-hormonais ou até de quadros leves de disfunção autonômica e ansiedade sensorial. A boa notícia é que, com o tempo e o equilíbrio neuro-hormonal restabelecido, a maioria dos casos tende a melhorar espontaneamente. Reforço que esta resposta tem caráter informativo e não substitui uma consulta médica individual. Coloco-me à disposição para ajudar e orientar, com consultas presenciais e atendimento online em todo o Brasil, com foco em neurologia clínica, saúde mental, ansiedade e regulação neurofuncional, sempre com uma abordagem técnica, empática e humanizada. Dra. Camila Cirino Pereira – Neurologista | Especialista em TDAH | Especialista em Medicina do Sono | Especialista em Saúde Mental CRM CE 12028 | RQE Nº 11695 | RQE Nº 11728

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Rafael De Castro Hendges

Rafael De Castro Hendges

Médico clínico geral

Santo André

Ana Carolina Rozental Fernandes

Ana Carolina Rozental Fernandes

Médico clínico geral

São Caetano do Sul

Josianne Sabrina Azevedo Santos

Josianne Sabrina Azevedo Santos

Médico clínico geral

Itapevi

David Cesar Rocha Da Silva

David Cesar Rocha Da Silva

Médico clínico geral

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Sensibilidade Química Múltipla
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.