Após acidente ocupacional, iniciei a PEP. Acontece que faço uso de prednisona 10mg por conta de penfigo

2 respostas
Após acidente ocupacional, iniciei a PEP. Acontece que faço uso de prednisona 10mg por conta de penfigo vulgar. Após 17 dias da PEP apresento febre de 38,5. Seria insucesso da PEP? tem algo que eu possa fazer?
Dra. Keilla Mara Freitas
Infectologista, Intensivista
São Paulo
O fato de ter febre durante o esquema da PEP não significa falha do esquema. Doses diaria de prednisona acima de 20 mg já é suficiente para reduzir a imunidade do usuario. Apesar da dose usada sua ser menor. Corticoide em longos períodos acabam reduzindo a imunidade o que opde deixar o corpo mais propenso à infecções. Mas isso também não altera a eficácica do esquema de PEP.
Sugiro que procure seu médico infectologista que avaliará as possiveis causas de febre e tomará as medidas cabíveis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Carolina Costa Reis Fajardo
Médico de família, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Febre aos 17 dias de PEP não indica falha da profilaxia. A PEP continua atuando enquanto você faz o tratamento, e é muito mais provável que a febre seja causada por uma virose comum ou até pela própria medicação.
A dose de prednisona 10 mg/dia é baixa e não reduz a eficácia da PEP.
A orientação é manter a PEP até completar os 28 dias e avaliar a febre como faria normalmente.
A confirmação final é feita com teste de 4ª geração 30 dias após o término da PEP.

Especialistas

Adriana da Silva Marques

Adriana da Silva Marques

Médico clínico geral

Recife

Antonio Carlos de Castro Toledo Jr.

Antonio Carlos de Castro Toledo Jr.

Médico clínico geral, Infectologista

Belo Horizonte

João Paulo França

João Paulo França

Infectologista

Recife

Diego Camargo

Diego Camargo

Infectologista

Goiânia

Raphael Hartmann

Raphael Hartmann

Infectologista

Umuarama

Fabio De Rose Ghilardi

Fabio De Rose Ghilardi

Infectologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6675 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.