Após o tratamento PEP existe a possibilidade de dar soro positivo mas sem carga viral? Posso tratar
2
respostas
Após o tratamento PEP existe a possibilidade de dar soro positivo mas sem carga viral? Posso tratar as reações do tratamento PEP com outros medicamentos, exemplo omeprazol (gastrite), e algum atidiarreico (ex. floratil)?
O Esquema Pós Exposição (PEP) não altera o teste sorológico. Se existe sorologia positiva ao vírus HIV é porque a pessoa já tinha o vírus antes de começar o esquema (pegou de outra situação de risco, e não da última pelo qual está fazendo o PEP), ou houve falha do PEP, dependendo de quanto tempo depois do ultimo risco foi feito o teste.
Agora, a pessoa pode ter sorologia reagente e PCR negativo para HIV em uso de PEP em duas situações:
- A pessoa tem o vírus e esta circulando no sangue, mas o esquema está suprimindo a reprodução viral, deixando a carga viral indetectável.
- A pessoa teve contato com o vírus, mas não desenvolve a doença, mesmo sem uso de antirretrovirais. Estas pessoas são chamadas de controladores de elite.
Agora, a pessoa pode ter sorologia reagente e PCR negativo para HIV em uso de PEP em duas situações:
- A pessoa tem o vírus e esta circulando no sangue, mas o esquema está suprimindo a reprodução viral, deixando a carga viral indetectável.
- A pessoa teve contato com o vírus, mas não desenvolve a doença, mesmo sem uso de antirretrovirais. Estas pessoas são chamadas de controladores de elite.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A pergunta é dividida em duas questões. A primeira é a soropositividade que é detectada por anticorpos, habitualmente o teste de Elisa de quarta geração, que positiva cerca de 25 dias após o contato de risco. Este Teste Elisa não é alterados pelo uso do PEEP. Ou seja se o indivíduo converter para soropositivo este Teste dará positivo mesmo com os antirretrovirais ou não. A segunda questão é quanto a carga viral ou seja partículas do vírus detectadas pelo teste de amplificação Reação da Cadeia da Polimease (PCR), este teste pode dar negativo em uso do PEEP, MAS sua pergunta se refere APÓS o uso do PEEP, desta forma depende do período que se terminou de se usar os antirretrovirais do PEEP, se for precoce e os medicamentos estiverem ainda no organismo o PCR pode dar falso negativo, pois o vírus esta inibido, se o término do PEEP foi há muito tempo o PCR dará positivo (se o indivíduo adquiriu o HIV) pois os medicamentos antivirais já foram excretados do organismo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fui em uma casa de sexo e tive relações sexuais com 4 HSH diferentes em uma mesma noite. Fui o ativo em todas essas relações e não usei o preservativo em nenhuma delas. No entanto, faço uso rigoroso da PrEP diária. Essa conduta protege do HIV (exclusivamente) ?
- Recebi sexo oral insertivo, fiz 2 testes de hiv de terceira geração em laboratório com resultados não reagentes, o primeiro com 36 dias de exposição e o segundo com 63 dias, qual a chance de um terceiro teste com 90 dias dar um resultado reagente ? Há necessidade de um novo teste ou devido o resultado…
- Se uma pessoa estranha estimular meu pênis com a boca rapidamente, sendo que meu pênis não apresenta nenhum tipo de machucado visível, e não avia sangue visível quando tirei da boca da pessoa, mesmo assim corro o risco de ter me infectado pelo HIV ?
- Tive uma exposição de risco (sendo ativo) no dia 12/11 iniciei a PEP com 12h da exposição. O CTA marcou para eu retornar no dia 16/12, 6 dias após o final da PEP, ou seja, 33 dias após a exposição para testar novamente mas vi em alguns sites que a PEP pode atrasar a soroconversão. O teste de 33 dias…
- Eu tive uma relação sexual há 5 meses (com preservartivo). Não tive nenhum problema desde então, mas recentemente fiz um exame de sangue e tive alteração nos leucócitos (veio 3960 e o desejável é 4000). É possível ter contraído hiv ou alguma outra doença mesmo com preservartivo?
- tive relação desprotegida sem ejaculacao, fiz o teste Anticorpos HIV 1 e HIV 2 + Antigénio p24 Imunoensaio de Quimioluminescência depois de 47 dias, posso considerar definitivo?
- Posso ter pegado Aids por ter dormido e acordado com o short melado com esperma na parte de trás? ( Estou preocupado com essa possibilidade) Obs: Não tive nenhuma relação, apenas uma ejaculação noturna e estava dormindo sem cueca.
- Boa noite! Existe a possibilidade de contrair alguma doença através do sexo anal desprotegido mesmo o meu parceiro não tendo nenhuma DST ? Fiz essa prática duas vezes e estou com medo, e meu parceiro gosta de fazer sem preservativo.
- Fiz exame de sangue 41 dais depois de terminar a pep, após 11 dias recebir o teste do laboratório, negativo para HIV (teste 4 geração) queria saber se isso já é um bom sinal?
- Fiz três exames quimioluminescencia para hiv com 77, 99 e 329 dias após exposição de risco todos não reagentes com resultados 0,05 0,04 e 0,07, ainda posso positivar em um exame futuro ou posso encerrar o caso?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 6611 perguntas sobre HIV e AIDS
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.