após períodos severos de abstinência do clonazepam 2mg por interrupção abrupta,retomei o uso do remè

3 respostas
após períodos severos de abstinência do clonazepam 2mg por interrupção abrupta,retomei o uso do remèdio,isso pode ter trazido algum risco,consequências,ou apenas o alívio dos sintomas de abstinência?
Olá! Retomar o clonazepam após abstinência abrupta pode aliviar sintomas, mas o uso deve ser sempre acompanhado por um profissional para evitar riscos e garantir segurança. Precisa de orientação segura e acompanhamento personalizado? Estou aqui para ajudar!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Felipe Ventura
Psiquiatra
Jerônimo Monteiro
Retomar o clonazepam após uma abstinência abrupta geralmente traz alívio rápido dos sintomas — como ansiedade intensa, insônia, tremores ou até convulsões em casos graves.

Porém, essa "volta" pode reforçar a dependência física e psicológica ao medicamento, dificultando ainda mais uma futura tentativa de desmame. Além disso, oscilar entre parar e voltar pode aumentar a sensibilidade do cérebro à retirada, tornando os sintomas mais intensos da próxima vez.

Se você passou por uma crise severa de abstinência, o ideal é planejar uma retirada gradual com orientação médica, para reduzir riscos e desconfortos.
A longo prazo, risco de sindrome demencial e perda de memória. mas risco nao quer dizer que vá contecer e também que dá para culpabilizar alguém. O médico alerta, mas a decisão é sempre do paciente.

Especialistas

Lucas Moreira Sorrentino

Lucas Moreira Sorrentino

Psicólogo

Belo Horizonte

Gabrielle Schirmer

Gabrielle Schirmer

Psicólogo

Fortaleza

Camila Andrade

Camila Andrade

Psicólogo

Belo Horizonte

Estefany Rodríguez

Estefany Rodríguez

Psicólogo

Salvador

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Abstinência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.