Após ter um episódio isolado de arritmia em um determinado dia, após libação alcoólica, fiz vários e

2 respostas
Após ter um episódio isolado de arritmia em um determinado dia, após libação alcoólica, fiz vários exames (Holter, Ecocardiograma e tese ergométrico) e graças a Deus não diagnosticou nenhum problema, nenhuma arritmia. Os laudos foram todos dentro da normalidade. Estava tomando Atenolol de 25 mg até a elaboração dos exames. Assim, após os exames, o médico mudou a dose do Atenolol de 25 mg para apenas meio comprimido a noite até nova avaliação daqui há cinco meses.
Essa dosagem pode ser considerada significativa do ponto de vista terapêutica? Ela é capaz de evitar novos episódios? Esse episódio que me ocorreu pode ter sido em decorrência da libação alcoólica já que os exames não constaram nenhum problema?
O fato de ter apresentado quadro único, isolado, com normalização espontânea, e com a pesquisa cardiológica normal não caracteriza a necessidade de medicação, e provavelmente seu médico está programando a suspensão do mesmo

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Idelzuita Leandro Liporace
Cardiologista
São Paulo
Concordo com os colegas. Para evitar a arritmia você deve evitar o excesso de álcool. É muito frequente encontrar pacientes nas emergências nos finais de semana com arritmias cardíacas por excesso de álcool e mesmo os energéticos podem causar taquicardia em pessoas sensíveis devido a alta concentração de cafeína, nestes últimos.
Acredito que seu médico pode estar pensando em suspender, já que você tem um histórico tão claro da causa da arritmia.
Abraços

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Atenolol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.