Após um quadro de infecção intestinal na Índia, passei a ter dores articulares (dedos, punhos, cotovelos,

4 respostas
Após um quadro de infecção intestinal na Índia, passei a ter dores articulares (dedos, punhos, cotovelos, joelhos, etc). Todos os exames de artrite reumatóide e afins apontam negativos (Anti-SM, Fator Reumatoide, SSA/RO, DNA NATIVO, SSB/LA, HEP2, Eletroforese de prot). O que mais investigar?
Consulte um médico especialista em Medicina do Viajante.

Boa noite.
O intestino hoje considerado o nosso segundo cérebro embatermos de importância.
Uma infecção intestinal pode alterar a permeabilidade intestinal dessa forma
A produção de serotonina, de antibflamatorio natural defesa do organismo, deixa de ter a produção necessária.
Seria interessante ter os especialistas
Médico reumatologista é um gastroenterologista pra uma abordagem ampliada do caso. Abraços.
O quadro descrito de dores articulares após uma infecção intestinal sugere artrite reativa, que é uma doença dentro do espectro das espondiloartropatias. Estas doenças geralmente cursam com autoanticorpos negativos e o ideal para diagnóstico é a união de uma história clínica completa, exame físico minucioso à procura de artrite, entesite (inflamação no local onde os tendões/ligamentos se inserem nos ossos), dactilite (inflamação de todo o dedo, também chamado de "dedo em salsicha") e sinais de inflamação da coluna juntamente com exames complementares necessários. O ideal é procurar atendimento médico especializado para prosseguir investigação. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Oi. Os exames na reumatologia são apenas auxiliares ao diagnóstico e há certos tipos de reumatismo que não alteram esses exames. Assim, sugiro uma reavaliação.