As abordagens da psicologia trata todas as doenças mentais ?

14 respostas
As abordagens da psicologia trata todas as doenças mentais ?
Bom dia.
Me chamo Rosana.
Algumas abordagens são recomendadas de acordo com o transtorno e a demanda do paciente.
Além das abordagens, existem cursos específicos para cada caso/transtorno.
É importante considerar se o profissional tem experiência para o caso que você procura.
Podemos marcar um horário sem compromisso para eu te explicar melhor.
Espero ter ajudado.

As abordagens são linhas teóricas que nos auxiliam a entender o indivíduo através de sua relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Dentro de cada abordagem podemos aprofundar o conhecimento e nos especializar em diversos tipos de transtornos, sintomas, relações, etc. Portanto, é importante entender se o profissional atua com o que você esta passando no momento, por exemplo, um processo de luto; ou com o transtorno que foi diagnosticado, como, por exemplo, transtorno de ansiedade generalizada; ou ainda com os sintomas que você identifica no momento, como dificuldade de pegar no sono, conflitos nos relacionamentos, procrastinação e outros.
É importante lembrar que, caso tenha uma experiência com uma abordagem que você não perceba melhora, existem outros profissionais e outras abordagens que podem fazer mais sentido para você nesse momento. Se dê outra chance.
É possível viver de forma mais leve!
Olá! Todas as abordagens podem trazer benefícios para o paciente, porém, existem algumas que são mais indicadas em alguns transtornos e apresentam mais eficácia.
Por exemplo, hoje em dia, a Terapia Cognitivo Comportamental é a que apresenta mais evidências de eficácia em diferentes transtornos como: depressão, transtorno do pânico, TOC, ansiedade generalizada e por ai vai.
Sugiro que você pesquise um pouco sobre o funcionamento das diferentes abordagens e escolha a que se sentir mais confiante!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Outra forma de responder a sua pergunta é entender que cada abordagem trabalha com o conceito de doença de uma forma diferente, algumas inclusive nem usam esse termo. Então existe tratamento para praticamente qualquer condição humana. Eu sou Psicólogo Psicanalista e entendo o funcionamento humano de uma maneira mais determinista, ou seja, você e seu modo de encarar a vida são reflexo das experiências de vida no qual está inserido. E com base nisso trabalhamos os possíveis conflitos que surgirão.
Olá! As abordagens são como lentes que o psicólogo usa para enxergar um indivíduo. É um guia para o profissional atuar em uma problemática e ajudar alguém a superar suas dificuldades.
Dentro dessas linhas existem as especializações que servem para o profissional se aprofundar em um determinado assunto.
Todas as abordagens podem contemplar as dificuldades do indivíduo, seja qual for a dificuldade. Mas o psicólogo pode se aprofundar em estudar um problema específico, dentro da sua abordagem.
Olá! A questão primordial é sua relação transferencial com seu terapeuta, a psicologia possui diversas ferramentas para te auxiliar na melhora do seu dia a dia. Mas a questão principal é que tratamos em especifico da pessoa, depois da sua queixa "doenças mentais". A psicanálise, tem como principal função ajudar a superar traumas, preocupações, medos, angústias e dores emocionais, analisando o inconsciente humano. Auxiliando através de uma escuta cautelosa os sintomas e queixas do sujeito para que o mesmo elabore melhor suas questões e construa para si hábitos saudáveis.
A psicologia tem várias abordagens o leque de opções é bem amplo, o que é ótimo. Agora qual linha teórica é mais interessante para seu caso, será preciso se informar logo na primeira consulta: como será o processo e se o que você está buscando se enquadra ou não na linha teórica do profissional, é importante não ter medo de perguntar. Vou salientar que a empatia com o profissional ajuda no vinculo terapêutico, pois o mesmo irá acompanhar e guiar você por um longo tempo. Andréa AC Clínica Psicológica. Abs
Sim, fique certa que o profissional de psicologia está apto a cuidar de qualquer paciente. Independente da abordagem. Sou psicólogo junguiano! Fique à vontade para tirar dúvidas de como eu trabalho e também marcar uma sessão. Abs
Olá, sim qualquer abordagem pode tratar de diferentes patologias, mas elas se diferenciam pela sua estrutura e aprofundamento muitas vezes de leitura da psique. A melhor alternativa é você poder se experimentar em diferentes abordagens e ver qual delas fará mais sentido à sua leitura e construção dentro do tratamento psicológico.
Olá, como vai? Todas as abordagens são postivas para qualquer demanda, porem é intessante que você procure por um especialista na sua necessidade.
Olá! Eu diria que trata a maioria dos transtornos. Em alguns casos precisamos do apoio da medicação psiquiátrica, já em outros, a psicoterapia é suficiente. Fiquei curiosa para saber qual é o seu caso. Como posso lhe ajudar mais?
Olá, tudo bem? As linhas teóricas ou abordagens teóricas, servem para nortear o profissional na hora de visualizar o seu caso, bem como planejar intervenções que sirvam para os propósitos almejados dentro daquele ambiente profissional de psicologia. No caso de tratamentos de transtornos mentais, estamos falando de casos que mesmo tendo uma nomeação ( um psicodiagnóstico) ainda assim são casos singulares que merecem um tratamento individualizado e personalizado independente da linha teórica, o que você pode encontrar em pesquisas e publicações são temáticas mais trabalhadas em uma teoria, contudo isso não é mesmo de dizer que existe uma linha teórica para cada tipo de transtorno, nem que uma teórica não possa trabalhar com diversas temáticas. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Boa tarde. Sim, qualquer abordagem psicologia pode tratar qualquer doença mental, o importante é o cliente se identificar, confiar no profissional e se entregar ao processo. Mas para além disso, muitas doenças mentais pedem um tratamento multidisciplinar, que vai incluir um psiquiatra no caso. Não sei o que você está passando, mas sugiro que busque a ajuda de um psicólogo, é o primeiro passo para se tratar, espero que fique bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!