As reações adversas à finasterida oral também ocorrrem em sua utilização tópica? Utilizo uma loção

As reações adversas à finasterida oral também ocorrrem em sua utilização tópica? Utilizo uma loção em spray à base de finasterida e minoxidil para borrifar no cabelo todo dia à noite.Sua ação é só no couro cabeludo ou o medicamento entra na corrente sanguínea e me expõe aos riscos da medicação oral?

2 respostas


A absorção sistêmica da finasterida tópica é mínima ou nula. Pode depender de acordo com a concentração e quantidade utilizada, porém, é infrequente observarmos reações adversas sistêmicas com o uso da finasterida tópica. De qualquer forma, é importante o seguimento com o médico dermatologista.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Me parece q sua maior preocupação(e de quase 100% dos pacientes q vão tomar) é o efeito colateral em si. Via oral, na prática, em mais de 1000 casos de prescrição (na verdade muuuito mais q isso) se 2 tiveram alguma queixa, foi muito e , nesses poucos casos, interroga-se se foi real efeito da medicação ou somatização do paciente "informado". Pois bem, imagine de uso tópico... fique tranquilo .

Dra. Fernanda Caldeira

Dra. Fernanda Caldeira

Dermatologista

São José dos Campos

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.