Boa noite, Estou em uso de Roacutan, 2 cp, quero saber se reduzirá ou eliminará uns cravinhos que ac

Boa noite, Estou em uso de Roacutan, 2 cp, quero saber se reduzirá ou eliminará uns cravinhos que acompanha com odor muito ruim que tenho com cheiro desagradável??

3 respostas


Bom dia! Sim, não se preocupe. O alvo do medicamento é justamente que a glândula sebácea seja atrofiada a ponto de não mais produzir o excesso de sebo que obstrui sua saída na pele, formando o cravo (comedão). Mantenha o tratamento com seu dermatologista e sucesso!

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A isotretinoína oral (conhecida como Roacutan) atua principalmente reduzindo a atividade das glândulas sebáceas, diminuindo a produção de sebo, a inflamação e a formação de lesões de acne. Por esse motivo, durante o tratamento é comum ocorrer redução significativa de cravos (comedões) e da oleosidade da pele. Em relação ao odor desagradável associado a cravos ou poros, isso geralmente ocorre pela oxidação e acúmulo de sebo e queratina nos folículos, podendo também estar relacionado à presença de bactérias da pele. Como a isotretinoína reduz a produção de sebo e melhora a obstrução dos poros, muitos pacientes percebem melhora desse tipo de queixa ao longo do tratamento. No entanto, é importante lembrar que os resultados não costumam ser imediatos. Normalmente, as melhoras mais evidentes começam a aparecer após algumas semanas ou meses de tratamento, conforme a medicação vai reduzindo gradualmente a atividade das glândulas sebáceas. Caso o odor persista ou esteja associado a lesões diferentes, inflamação ou secreção, o ideal é comentar com o dermatologista que acompanha o tratamento, para avaliar melhor a causa e, se necessário, ajustar os cuidados da pele.

Dra. Mariana Marin Gasparini

Dra. Mariana Marin Gasparini

Dermatologista

São José do Rio Preto

Agendar consulta

Se esses "cravinhos" são mesmo relacionados a acne, vão melhorar sim. Se for um outro tipo de lesão, como um cisto sebáceo, não tende a melhorar

Dr. Yuri Takata

Dr. Yuri Takata

Dermatologista

Ribeirão Preto

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.