Boa noite. Gostaria esclarecer uma dúvida. Ao tomar a quimioterapia na veia, acabou escapando agulha

2 respostas
Boa noite. Gostaria esclarecer uma dúvida. Ao tomar a quimioterapia na veia, acabou escapando agulha e saindo sangue. A enfermeira, não colocou em outro veia, apenas empurrou agulha, machucando muito o local. Gostaria saber se pode acontecer de o remédio da quimioterapia entrar na pele pelo corpo e não indo para veia. Doeu demais o corpo inteiro..sei que dói, fui instruída, mais já fi outra aplicação e não doeu como agora. Aguardo se puderem me ajudar. Obrigada
Dr. Rodolfo Leal
Oncologista
São José dos Campos
Boa noite! Quando o cateter sai da veia, o correto é que uma nova veia seja puncionada, com outro cateter. Pode acontecer sim de a Quimioterapia extravasar pelo subcutâneo, por fora da veia, e a infusão, neste caso, deve ser prontamente interrompida. Não posso afirmar o que houve no seu caso, também não consigo dizer se seus sintomas tem relação com o extravasamento (acredito que não - os efeitos costumam ser inflamação local). Converse com seu Oncologista. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. João Victor Moraes de Oliveira
Oncologista, Médico clínico geral
São Paulo
Existem quimioterapias que têm efeito vesicante com bastante irritação no local em que ocorreu o extravazamento. No entanto, cada quimioterapia tem um protocolo específico para controle de danos locais, é importante sempre manter acompanhamento com seu especialista para avaliar o tratamento, e se necessário, realizar implante de cateter venoso de longa permanência para realização de quimioterapia e redução do risco dessas complicações.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.