Boa noite! Hoje após a tireoidectomia total tomo Eutyrox 137mg, a sertralina de 75 mg e clonazepam

3 respostas
Boa noite!
Hoje após a tireoidectomia total tomo Eutyrox 137mg, a sertralina de 75 mg e clonazepam 2,5 para as crises porque estou no início há 30 dias da sertralina, percebi meu rosto cheio de Carocinhos que não estavam e umas bolhas parecendo espinhas. Pode ser de alguma dessas medicações?
Não é comum estas medicações causarem este tipo de reação, apesar de não ser impossível. Consulte um dermatologista, pois suas lesões precisam ser examinadas, para se poder dar uma opinião e orientar conduta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite! Sim, é possível que o surgimento de carocinhos no rosto e bolhas semelhantes a espinhas esteja relacionado ao uso de alguma das medicações mencionadas, embora esse tipo de reação não seja extremamente comum.

A sertralina, especialmente nas primeiras semanas de uso, pode causar efeitos dermatológicos leves, como erupções cutâneas, acne, coceira ou sensibilidade na pele, embora essas reações sejam incomuns. Já o clonazepam raramente provoca reações na pele, mas, em casos isolados, podem ocorrer manifestações dermatológicas associadas a hipersensibilidade. O Eutyrox (levotiroxina sódica) também pode provocar alterações na pele em algumas pessoas, especialmente se a dosagem estiver muito elevada, levando a sintomas de hiperatividade do metabolismo, incluindo pele mais oleosa, acne e sudorese aumentada.

Porém, essas reações também podem estar associadas a outras causas não medicamentosas, como alterações hormonais pós-tireoidectomia, mudanças no metabolismo com o ajuste da levotiroxina, ou até uso de cosméticos.

Diante disso, o ideal é procurar seu médico psiquiatra ou endocrinologista para relatar os sintomas, e, se necessário, ser encaminhada a um dermatologista. A avaliação médica poderá definir se é uma reação medicamentosa, um efeito secundário do ajuste hormonal ou outra causa. O acompanhamento especializado garante que, se necessário, ajustes sejam feitos com segurança e o tratamento continue eficaz.

Dr. Raphael Moraes Vasconcelos
Psiquiatra
São Paulo
Sim, é possível que essas alterações na pele estejam relacionadas ao uso das medicações, mas é importante analisar com cuidado.

A sertralina, principalmente nas primeiras semanas de uso, pode causar em algumas pessoas reações cutâneas leves, como espinhas ou pequenas erupções. Já o Euthyrox (levotiroxina) e o clonazepam raramente provocam esse tipo de efeito, a menos que haja uma hipersensibilidade individual.

Como o quadro surgiu após o início da sertralina, pode ser que ela esteja envolvida — mas, antes de qualquer mudança, é fundamental conversar com o seu médico. Ele poderá avaliar se é apenas uma reação passageira de adaptação ou se há necessidade de ajustar a dose ou o medicamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1796 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.