Boa noite meu filho faz uso de risperidona de 2 mg a três anos como faço para desmamar ele pois está

Boa noite meu filho faz uso de risperidona de 2 mg a três anos como faço para desmamar ele pois está indo tem onze anos pesa 76. Kilos mais não consigo marcar psiquiatra

3 respostas


Não se recomenda desmame de medicamentos psicotrópicos sem antes passar por avaliação medica. Ele deve passar em consulta antes para entender o quadro dele para que seja, então, orientado o desmame.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


NÃO FAÇA O DESMAME POR CONTA PRÓPRIA OU PQ ACHA QUE ESTÁ NA HORA DE REDUZIR A DOSE. RISPERIDONA É UM EXCELENTE REMÉDIO QDO BEM INDICADA. CONVERSE COM SEU PSIQUIATRA DE REFERÊNCIA. SEGURAMENTE SABERÁ TE ORIENTAR COM MAESTRIA ... DE TODAS AS FORMAS, FICO À DISPOSIÇÃO ... ATT DR MARCIO


Boa noite, Entendo sua preocupação em relação ao uso prolongado da medicação. A risperidona, especialmente quando usada por mais tempo, não deve ser retirada de forma abrupta, pois isso pode causar retorno dos sintomas, irritabilidade, agitação e até efeitos físicos pelo ajuste do organismo. O desmame, na prática, costuma ser feito de forma gradual, com reduções progressivas da dose ao longo do tempo, sempre observando a resposta da criança a cada etapa. Além disso, é importante considerar o motivo pelo qual a medicação foi iniciada, para avaliar se já é o momento adequado de reduzir ou suspender. Sem acompanhamento, o ideal é não realizar mudanças por conta própria, justamente para evitar piora do quadro. Se houver dificuldade para marcar psiquiatra, vale tentar atendimento em serviços públicos, ambulatórios ou teleatendimento, para orientar esse processo com mais segurança.

Dra. Ilana  Souza

Dra. Ilana Souza

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.