Boa noite, meu filho ficou ressecado por um período e agora parece estar com trauma, pois chora ao s

2 respostas
Boa noite, meu filho ficou ressecado por um período e agora parece estar com trauma, pois chora ao sentir vontade de evacuar( nos exames que fez está tudo normal) e se encolhe todo. Devo procurar um psicólogo?
Dra. Adriane Yamamoto
Endocrinologista pediátrico, Pediatra
São Paulo
O recomendado nestes casos é excluir primeiro algum problema orgânico, caso nao seja identificado a ajuda com o psicologo será fundamental.

A disposiçao

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, bom dia! Quando uma criança passa por episódios de prisão de ventre (ressecamento intestinal), especialmente se foi doloroso para evacuar, é muito frequente desenvolver o que chamamos de "trauma evacuatório". Isso significa que ela associa a evacuação à dor e, mesmo que o intestino esteja funcionando normalmente agora, ela evita evacuar por medo da dor — o que pode criar um ciclo de retenção e piorar o quadro. O ideal é buscar uma consulta médica para que o pediatra possa orientar uma dieta laxativa adequada (rica em fibras, líquidos, frutas, etc.), ou até prescrever algum tipo de suporte medicamentoso leve, se necessário. O objetivo é que seu filho volte a evacuar com conforto e tranquilidade, recuperando a confiança no próprio corpo. Se mesmo assim o medo de evacuar persista, o próprio médico vai te indicar um seguimento com psicologo para ajudar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.