Boa Noite. Meu resultado de exame de sangue, deu para glicemia média estimada 102,5 mg/dL, com perce

2 respostas
Boa Noite. Meu resultado de exame de sangue, deu para glicemia média estimada 102,5 mg/dL, com percentual 5,2%. Procuro um endocrinologista ou refaço o mesmo, pelo Clínico Geral? Obrigada
Olá! Estes exames podem ser avaliados por clínico geral. No entanto, um endocrinologista também pode o fazer, e se precisar, por ser especializado em alterações de glicemia, se julgar necessário pode ampliar a investigação clínica!

Boa noite! Sua pergunta é muito relevante para garantir a saúde e o bem-estar. A glicemia média estimada de 102,5 mg/dL e o percentual de 5,2% indicam níveis de glicose que estão dentro da faixa normal. A glicemia média estimada fornece uma visão geral dos níveis de açúcar no sangue ao longo do tempo, enquanto o percentual de 5,2% provavelmente se refere à hemoglobina glicada (HbA1c), que mede a média de glicose no sangue nos últimos dois a três meses. Valores normais de HbA1c são geralmente abaixo de 5,7%.

Mesmo estando dentro dos limites normais, é sempre prudente acompanhar regularmente seus níveis de glicose, especialmente se você tem fatores de risco para diabetes, como histórico familiar, sobrepeso, sedentarismo ou hipertensão. A decisão de procurar um endocrinologista ou refazer o exame com um clínico geral depende da sua situação de saúde geral e de quaisquer sintomas que você possa estar apresentando.

Se você está assintomático e sem fatores de risco significativos, repetir o exame com um clínico geral pode ser uma boa abordagem inicial para confirmar os resultados e monitorar sua saúde metabólica. No entanto, se você tiver sintomas como sede excessiva, urina frequente, fadiga inexplicada ou perda de peso, ou se houver histórico de diabetes na família, consultar um endocrinologista pode proporcionar uma avaliação mais detalhada e especializada.

A medicina integrativa considera todos os aspectos da sua saúde, incluindo a alimentação, o nível de atividade física, o gerenciamento do estresse e outros fatores de estilo de vida que podem influenciar seus níveis de glicose. Adotar uma dieta equilibrada rica em fibras, praticar exercícios regularmente e controlar o estresse são medidas importantes para manter a glicemia em níveis saudáveis. Além disso, realizar exames regulares e consultas periódicas com um profissional de saúde ajuda a detectar qualquer alteração precoce e a tomar medidas preventivas adequadas.

Para um acompanhamento mais abrangente, um médico especializado em medicina integrativa pode ajudar a desenvolver um plano de cuidados personalizado que considere todos os aspectos da sua saúde e bem-estar. Assim, você pode garantir que está tomando as medidas adequadas para manter sua saúde metabólica em ótimas condições.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia